TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLAÇÃO E O REGIME DE METAS: PESQUISA E ANALISE DOS RESULTADOS

Por:   •  19/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

AGRADECIMENTOS

Agradecimentos deve ser a parte mais difícil ao final de uma etapa como esta. Ao longo de todo o período de estudos na Universidade, muitas pessoas contribuíram de forma inestimável para o resultado final deste trabalho, e corremos sempre o risco de nos esquecermos de nomes importantes. Inicialmente agradeço a Deus, a Nossa Senhora e ao meu anjo da guarda, que me iluminaram e guiaram ao longo dessa empreitada e me mantiveram firme e determinado para executar tal trabalho. Agradeço aos meus pais Edna Scatula e Hugo Aviles por terem dado desde pequeno a oportunidade e a cobrança de estudar e poder chegar até aqui, aos meus irmãos também que se fizeram presente. Agradeço a minha namorada Talita Pedrosini por sempre estar ao meu lado durante os períodos de estudo e sempre me apoiando e incentivando, dando carinho e sempre se mostrando compreensiva. Sua presença é muito importante para mim. Bem como toda sua família, tios e tias, que sempre me apoiaram e estiveram presente em importantes momentos ao longo da jornada, a sua mãe Marisa Pedrosini e Venceslau dos Santos que me acolheram sempre muito bem em sua casa, enquanto eu estudava sempre estando ao meu lado. Agradeço aos meus amigos Sérgio Espindula e Silvonei Silva pela ajuda na reta final, ao meu patrão e amigo Arildo dos Santos e sua esposa Josiane Tesser pela ajuda, incentivo e compreensão da necessidade de tempo para estudar. Agradeço também aos meus padrinhos Dércio dos Santos e Clemeci dos Santos que sempre se preocuparam com meus estudos e a conclusão do mesmo. A Cleverson dos Santos e Aline Fontoura, grandes amigos que ao longo da jornada sempre foram mais ansiosos do que eu até, para minha formatura. A todos os meus professores que muito contribuem para o meu aprendizado e crescimento, pois com eles aprendi muito mesmo, e me deram mais ânimo para gostar cada vez mais do curso que escolhi. A todos os meus colegas de curso do qual desfrutamos todo esse período na Universidade e também sempre ajudamos uns aos outros e muito aprendi, obrigado pela força.

5

Ao pessoal da van, pelo transporte seguro, pelo companheirismo, pelas amizades que fiz, pelos bons e divertidos momentos durante essas idas e vindas (Balneário Camboriú/ Florianópolis). A todos que participaram, de alguma forma, desta etapa da minha vida e que aqui não foram citados, minhas desculpas e os meus mais sinceros agradecimentos. Saibam que esta é uma conquista conjunta e que devo tudo ao exemplo e integridade que aprendi e aprendo com todos que estão ao meu redor.

6

RESUMO

O presente trabalho analisa o comportamento da inflação no período pós Plano Real, onde deixou de ser um fator tão preocupante para a nação brasileira como se via em períodos anteriores, assim como sua relação com o câmbio e a mudança da política deste depois de 1999. Além disso ele mostra a relevância da taxa de câmbio como uma variável fundamental de política macroeconômica que possui vínculos estreitos com o comportamento da inflação e dos instrumentos de política econômica, como adotado pelo governo brasileiro, o de metas de inflação. A estabilidade inflacionaria que se alcançou e cuidado para mantê-la.

Palavras-chave: Inflação, Câmbio e Pass-Throgh.

7

SUMÁRIO

1 INTRDUÇÃO...............................................................................................................................8 1.2Objetivos...................................................................................................................................11 1.2.1Objetivos gerais.....................................................................................................................11 1.2.2Objetivos específicos.............................................................................................................11 1.3Justificativa ..............................................................................................................................12 1.4Metodologia .............................................................................................................................13 2 INFLAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA.................................................................14 2.1Inflação pós Real ......................................................................................................................14 2.2 Estabilidade inflacionária ........................................................................................................19 2.3 Custos da inflação....................................................................................................................24 2.3.1 Benefícios da inflação...........................................................................................................26

3 INFLAÇÃO E O REGIME DE METAS: PESQUISA E ANALISE DOS RESULTADOS.....29 3.1 Política monetária e metas de inflação....................................................................................29 3.2 Expectativas de inflação e o papel da meta de inflação...........................................................30 3.2.1 Metas de inflação no Brasil...................................................................................................33

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com