TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionamento Com o Cliente

Por:   •  2/6/2016  •  Seminário  •  3.830 Palavras (16 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Antigamente o consumidor não tinha uma noção exata de qualidade de produtos/serviços e não sabia o significado de atributos relacionados à suas compras. Os produtos no mercado eram escassos, ou seja, não abrangiam uma grande diversidade.

Com a chegada da era tecnológica, aumentou-se muito a quantidade de produtores no mercado, intensificando com muita rapidez e quantidade a diversidade de produtos, dando inicio a um cenário competitivo entre as empresas.

Hoje, para as empresas atingirem seus objetivos e prosperarem nesse cenário competitivo é fundamental conhecer quem são seus clientes e quais são as suas necessidades.

Através de uma segmentação de mercado bem elaborada, as empresas conseguem identificar qual o publico alvo que elas devem atingir e para que grupo irão direcionar suas estratégias.

Esse cenário de extrema concorrência que as empresas vêm enfrentando, o conceito fidelização esta sendo muito acolhido. Um cliente fidelizado significa uma venda garantida para a empresa.

Toda empresa bem estruturada esta preocupada não apenas com a qualidade de seus produtos, mas com os atributos relacionados a ele. A busca pela excelência no atendimento, o relacionamento com os clientes, o pós-venda irão ser um diferencial precioso para o seu destaque no mercado.

Todas as empresas, mesmo consolidadas no mercado, possuem alguns pontos fracos. O foco desse trabalho é demonstrar a importância do relacionamento com os clientes para as empresas que buscam serem competitivas no mercado.

  1. FUNDAMENTAÇÃO
  1. O que é relacionamento com o consumidor

Pelo o aumento de tantos concorrentes no ambiente mercadológico, as empresas precisam assumir uma postura muito competitiva e utilizar uma ferramenta, se não a mais importante, que é conhecer a fundo o seu cliente, pois são eles que irão levar a empresa a alcançar o seu objetivo.

É fundamental para uma empresa, que busca agradar seus clientes, utilizar ferramentas de comunicação eficientes para ouvir-los. Muitos clientes preferem não se pronunciarem, mas alguns com certeza irão querer e por meio desses que as empresas irão se aprimorar.  

Mas de nada adianta a empresa possuir o conhecimento e mecanismo de comunicação, se ela não conhecer quem realmente são seus clientes e em qual posição esta inserida no mercado. As organizações necessitam descobrir seus públicos alvos e concorrentes para assim traçar suas estratégias.

O relacionamento com o cliente esta presente em todas as atitudes envolvidas no ato da venda ou até mesmo antes dela, desde a compra até o retorno desse cliente em uma próxima necessidade de tal bem ou serviço prestado. Esse retorno dependerá da qualidade do bem ou serviço prestado para que se possa estabelecer esse relacionamento de fidelidade e transparência.

Para que o relacionamento consiga atingir a fidelização, existem diversos fatores de grande importância em sua prestação, onde o cliente escolherá a empresa como preferência e que essa empresa ajude-o a realizar as suas necessidades e desejos. Existem fatores, com alto grau de seriedade, que são muito considerados pelas empresas, pois agregam qualidade no fornecimento de bens ou serviços, esses fatores iniciam-se desde a segmentação e pesquisa de mercado até a qualidade do produto/serviço prestado.

Uma empresa possuir uma grande variedade de produtos significa impressionar o seu cliente e demonstrar a força de sua marca ao mercado, possibilitando que o consumidor final tenha todas as suas possíveis necessidades e desejos de consumo acessíveis. Podemos utilizar como exemplo, um consumidor que tenha a necessidade de comprar uma geladeira e sair do estabelecimento com um fogão, porque ele precisa ter esse tal produto também no seu dia-a-dia, no seu cotidiano.

Para um possível relacionamento com o cliente, além de todo esse processo de visão de mercado, e de suprir as necessidades dos clientes é imprescindível que o consumidor esteja satisfeito com tudo em ralação a empresa, pois essa satisfação irá trazê-lo de volta com a certeza de que ele adquiriu qualidade, bom atendimento, e satisfação com os produtos e essas são as palavras chave para a fidelização de um consumidor.

  1. Para que serve

O relacionamento com o consumidor é muito importante, pois é através dele que as empresas fortificarão a fidelidade com seus clientes, e assim compreenderão que ter um cliente satisfeito é a chave do negócio. Cliente fidelizado é cliente leal, seguindo essa linha de pensamento as empresas trabalham muito em cima de como oferecer um atendimento de qualidade e como satisfazer e surpreender as expectativas de seus clientes, fazendo com que ele volte quando necessitar de algo novamente.

Relacionamento com cliente é a frase chave para as empresas hoje em dia, pois com um atendimento de excelência, e a qualidade fortificada na marca, quando algum consumidor necessitar de algum bem ou serviço, ele poderá associar a empresa com a sua necessidade no momento.

Temos vários exemplos de empresas que possuem suas marcas consagradas no mercado, determinando uma forte associação da marca com as necessidades e desejos de seus clientes, como por exemplos, quando um cliente deseja adquirir um refrigerante, ele associa a marca COCA-COLA; quando ele quer comprar uma geladeira ele associa o estabelecimento CASAS BAHIA.

O relacionamento quando realizado com excelência, será sempre saudável para o futuro financeiro da empresa, pois um cliente satisfeito, além de voltar à empresa ele indicará a marca para alguma outra pessoa, de maneira que essa indicação trará somente elogios, pois sua necessidade foi sanada, seu atendimento foi feito de maneira exemplar e sua qualidade inabalável e indiscutível.

Hoje, muitas empresas empregam suas forças nas propagandas, pois é a alma do negócio, porém muitos consumidores são exigentes, aliás, a maioria deles é, pois não basta apenas se encantar com a propaganda se na hora da compra o produto não for de qualidade exemplar e o atendimento recebido não for o melhor. Sendo assim, o relacionamento com o cliente serve de maneira primordial para que as empresas tenham um retorno destes mesmos clientes, assim que as necessidades dos mesmos forem surgindo.

  1. Qual a sua Importância

È essencial obter um bom relacionamento com o cliente, pois um cliente ativo é um cliente saudável dentro da empresa, financeiramente e até para o próprio marketing da empresa. O cliente é a chave primordial para que a empresa consiga divulgar a sua marca de uma maneira informal, pois é através da indicação dos clientes que a reputação de tal bem ou serviço prestado vai ser repassado de maneira com que o público tenha mais interesse em conhecer essa empresa devido a uma indicação feita com o devido sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (169.5 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com