TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho

Por:   •  8/5/2019  •  Resenha  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho

 

O tempo todo o ser humano se relaciona e convive com outras pessoas, de diferentes formas e em diferentes lugares, pois são seres sociais e motivados pela necessidade de interação. Nas famílias, escolas, trabalho, os indivíduos formam grupos e se aproximam conforme suas afinidades.

No ambiente de trabalho o relacionamento interpessoal é fundamental para o sucesso da organização, pois são as pessoas que movem as empresas. “Em sua essência, as organizações têm sua origem nas pessoas, o trabalho é processado por pessoas e o produto de seu trabalho destina-se às pessoas (LUCENA, 1990, p.52”.  

Relacionamento interpessoal tem se tornado um grande diferencial competitivo, já que está diretamente ligado às necessidades dos recursos humanos, que é tão importante quanto recursos tecnológicos e financeiros.

Mas o convívio entre as pessoas no ambiente de trabalho também é algo complexo, pois exige o empenho de diferentes pessoas, na maneira de pensar, ser e agir, alinhando os interesses pessoais com os objetivos da organização. São diferentes culturas, crenças, valores, opiniões que devem procurar um equilíbrio, transformando as diferenças em potencial criativo e de inovação.

Sendo assim, as empresas devem olhar cada vez mais para suas equipes e investir no capital humano, na manutenção de relacionamentos saudáveis através de um diálogo claro, evitar a competição entre os funcionários e sim o trabalho colaborativo, aprimorar habilidades e competências das equipes e os líderes e gerentes não tomarem partido em caso de conflitos, sendo essas algumas das medidas para se ter um ambiente saudável de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com