TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  6/10/2016  •  Resenha  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  1.057 Visualizações

Página 1 de 2

2. RESENHA

GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Pedagogia: diálogo e conflito. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

A comunicação entre as pessoas é um dos aspectos que ganha muito destaque por sua relevância em nossa qualidade de vida.

Interagir com nossos colegas de trabalho é o meio do qual dispomos a nos fazer entender, assegurando um bom desempenho, de modo que facilite as relações interpessoais, contribuindo para um universo de comunicação entre as pessoas a ser explorado, e quanto mais nos dedicarmos a ele, melhor será a relação entre os indivíduos que, na atual conjuntura, parece estar frágil e debilitada, esperando a interferência de todos.

Se desejarmos uma sociedade diferente, teremos que mudar as pessoas; a maneira de pensar e sentir, para que se possa alterar a conduta, já que são essas maneiras de ser que determinam o comportamento do ser humano.

Podemos dizer que o ambiente de trabalho também pode interferir no comportamento das pessoas e nas relações interpessoais e assim, nos resultados das empresas em todos os sentidos.

Portanto, os relacionamentos interpessoais dependerão das realizações e satisfações das necessidades individuais, as pessoas são produtos do meio em que vivem, têm emoções, sentimentos e agem de acordo com o conjunto que as cercam seja o espaço físico ou social; e para tanto, há que se aperfeiçoar a arte do diálogo.

Para obtermos bom resultado de uma equipe deve haver o mínimo de comodidade e de condições para realizar suas necessidades básicas, e assim, quanto melhor e mais bem atendidas estas necessidades será o desempenho de uma equipe em qualquer instituição e com certeza um melhor desenvolvimento individual também.

3. RESUMO

GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Pedagogia: diálogo e conflito. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Em relação ao relacionamento no ambiente de trabalho observa-se que este tema apesar de ser constante no dia a dia existe poucos estudos e pesquisas direcionados a essa área.

A finalidade do artigo teve como princípio o contato direto com diversos materiais escrito sobre o assunto e o fortalecimento da necessidade de estudos que explorem mais profundamente a interface entre cultura e processos de atribuição do relacionamento interpessoal no contexto organizacional.

Pode-se considerar o sentido do trabalho em várias dimensões e sentidos diferentes para cada indivíduo e apontar sentimentos e afetos envolvidos no contexto organizacional, tais como o amor, a amizade, o respeito, a raiva e a inveja.

Pondera-se ainda que os conflitos existentes dentro das organizações afetem a sua produtividade.

Com relação ao resultado sobre a importância de um bom relacionamento interpessoal nas organizações foi apontado que através dele há uma melhoria no ambiente de trabalho, aumentando a motivação dos envolvidos, facilita o alcance dos resultados da empresa, além de intensificar o crescimento pessoal e profissional dos trabalhadores.

Concluindo- se que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com