TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Pesquisa

Por:   •  10/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

GRUPO: Domingos Clemilton, Rafaelly Souza, Antonia Nadiely.

CURSO: Bacharelado em Administração Pública.    

TURMA: B2 e A2 - 2014.1                                                                    

POLO: Redenção - CE

DISCIPLINA: Seminário Integrador

PROFESSOR (ES): Maria Aparecida Silva

GRUPO: Barreira

ATIVIDADE 7 – RELATÓRIO DA PESQUISA

Tema: Crianças brincam e estudam enquanto seus pais trabalham.

De acordo com o texto a essência do profissionalismo no serviço público, a organização a qual realizamos a pesquisa de campo age com eficiência nas suas atividades. A líder que está à frente da mesma faz um trabalho muito bem planejado e organizado.

A organização na qual fizemos o trabalho da pesquisa é uma creche municipal de Barreira, onde foi realizada a entrevista com a diretora da instituição que atende crianças de 1 a 4 anos de idade, com turmas no período da manhã e com turmas em horário integral.

O objetivo da organização é assegurar a educação infantil, os de cuidar e educar, como guardiã das crianças, alimentação, recreação e algumas atividades pedagógicas. Buscando manter o bem estar das crianças, cuidando delas, enquanto os pais das mesmas trabalham. O educador infantil tem um papel de suma importância na educação das crianças, pois é uma fase em que a criança está em desenvolvimento cognitivo, social, físico e psicológico, sua ação terá uma forte influência na vida da criança.

A infância é um período muito significativo da vida, é nela que se direciona como será o adulto, daí a importância de se pensar nela da melhor forma possível, de compreender como se dá o desenvolvimento infantil, de como é a aprendizagem e as interações sociais.

O trabalho é muito bem organizado e planejado entre os servidores públicos ali inseridos, que no total são 37 profissionais trabalhando juntos e pensando no bem está de cada criança. Esses profissionais estão bem distribuídos entre 26 professores, 3 merendeiras, 3 auxiliares de serviço, 1 agente administrativo, 2 porteiros, 1 coordenadora e 1 diretora, sendo quase todos do sexo feminino, tirando apenas os porteiros.

A estrutura da organização é muito boa, contando com salas equipadas com berços, cadeiras de alimentação, mesas e cadeiras para desenvolver atividades, televisão e poltronas de balanço.

Para uma criança ser matriculada na creche, o responsável deve assinar um termo de responsabilidade e ter uma declaração de emprego assinada pelo patrão, pois eles dão prioridade aos pais que trabalham, pois a creche não consegue atender a demanda, e tem uma lista de espera, caso haja desistências.

A creche é uma creche modelo do programa pro-infância, criado pelo governo federal e que é mantida pela prefeitura. Uma das desvantagens do projeto, é que o mesmo foi criado para estados do sul, e depois distribuído para o resto do país, e sua estrutura tem muitas áreas descobertas, que acaba não sendo utilizada por conta do sol.

A diretora que entrevistamos mostrou-se bastante motivada e contente por termos escolhido a organização para realizarmos esse trabalho, a mesma é uma jovem de 28 anos de idade, casada, residente e domiciliada na mesma cidade onde esta localizada a creche, formada em Biologia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), e pós-graduada em gestão escolar pela Universidade Federal do Ceará (UFC), assumiu a função de diretora através de nomeação e desempenha muito bem o trabalho que lhe foi confiado, mostrando serviço, competência e sendo acessível, procura o bem estar da organização, promovendo o melhor para cada criança, pensando no bem comum e nos pais que precisam e necessitam da organização para poderem trabalhar.

Segundo os autores do texto a essência do profissionalismo no serviço público “Hoje existem tantas demandas conflitantes sobre os profissionais do serviço público que eles têm de estabelecer prioridades e escolher entre vários conjuntos de valores concorrentes”.

E o valor que podemos observar no gestor que escolhemos para ser entrevistado foi: Prover benefício público, pois a gestora comenta que “seu alvo não é a organização em si, mas o bem estar do aluno e da sociedade que necessita da instituição”. Sendo então acessível, pois para ela ser uma administradora “requer está disponível a qualquer hora para ajudar a organização e assim quem precisa dela”. Também foi possível notar que a gestora estimula o desempenho dos profissionais que trabalham na instituição, pois ela motiva os profissionais a darem o melhor de si para que as crianças sejam bem atendidas e que todas as suas necessidades sejam supridas, colocando os interesses públicos acima do próprio interesse, deixando algumas vezes sua vida particular de lado para resolver os problemas da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com