TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Pesquisa - Feevale

Por:   •  10/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.761 Palavras (24 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE FEEVALE

ALYSSON PRADO BIERHALS

RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICA PROFISSIONAL I

EMPRESA: VIAÇÃO HAMBURGUESA LTDA

Novo Hamburgo

 2016


ALYSSON PRADO BIERHALS

RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICA PROFISSIONAL I

EMPRESA: VIAÇÃO HAMBURGUESA LTDA

Universidade Feevale

Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

Curso de Administração

Relatório de Prática Profissional I

Professora Orientadora: Me. Renata Gheno

Novo Hamburgo, julho de 2016.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 HISTÓRICO DA EMPRESA        

3 CARACTERIZAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS        

3.1 ASPECTOS ORGANIZACIONAIS E DE GESTÃO        

3.2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PRINCIPAIS        

3.2.1 Atividade de Recrutamento e Seleção        

3.2.2 Atividade de Admissão        

3.2.3 Atividade Administração de Benefícios        

4 CARACTERIZAÇÃO DO SETOR FINANCEIRO        

4.1 ASPECTOS ORGANIZACIONAIS E DE GESTÃO        

4.2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PRINCIPAIS        

4.2.1 Atividade de Fluxo de Caixa        

4.2.2 Atividade de Conciliação Bancária        

4.2.3 Atividade de Contas a Pagar        

5 CONTEXTUALIZAÇÃO DO SETORES        

5.1 ORGANOGRAMA E DINÂMICA ORGANIZACIONAL        

5.2 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO        

5.3 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS DO SETOR        

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

        O presente relatório tem como objetivo colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao decorrer do curso, preparando o acadêmico para exercício futuro de sua profissão. O relatório consiste em um trabalho de campo em uma empresa privada, caracterizando dois setores e descrevendo três atividades principais que serão observadas durante o período de observação.

A empresa estudada é a Viação Hamburguesa Ldta, que atua no ramo de transporte coletivo de passageiros em Novo Hamburgo.

        O setor de Recursos Humanos é o primeiro a ser observado, onde são caracterizadas as atividades de recrutamento e seleção, admissão e administração de benefícios. O setor de Recursos Humanos exerce um papel de suma importância na empresa, pois é o elo entre a diretoria e os seus funcionários.

        O segundo setor estudado é o Financeiro, responsável pelo relacionamento bancário, contas a pagar e receber, controle de fluxo de caixa, elaboração de relatórios financeiros para prestação de contas junto à diretoria.

Através da pesquisa descritiva, que segundo Prodanov e Freitas (2003) é quando o pesquisador apenas registra e descreve os fatos observados sem interferir neles, foi possível descrever detalhadamente como ocorrem as principais atividades do setor e quais procedimentos devem ser seguidos.

        No decorrer do trabalho, será apresentado um breve histórico da empresa, em seguida, dará início a caracterização dos setores e descrição das atividades. Também é apresentada a estrutura organizacional da empresa, além da relação entre a teoria da administração de Taylor e Fayol com a administração atual da organização. Para finalizar, serão descritas as habilidades e competências do administrador, comparando as características do gestor do setor com a teoria descrita.


2 HISTÓRICO DA EMPRESA

        A Viação Hamburguesa Ltda, foi fundada em 15 de dezembro de 1966, tendo como acionista majoritário o Sr. Willy Herbet Glufke. Inicialmente, a sede da empresa situava-se na Rua Caju, no Centro de Novo Hamburgo. No dia 15 de outubro de 1972, sua totalidade acionaria foi adquirida pelos sócios, Pedrotti Administração e Participação e KZ Administração e Participação, e teve sua sede transferida para o endereço atual, na Rua Bartolomeu de Gusmão, 708, bairro Canudos.

No dia 24 de outubro de 1985, a Viação Hamburguesa, adquire a totalidade acionaria da Empresa de Transporte Coletivo Courocap, a qual era a mais antiga em atividade na cidade de Novo Hamburgo, tendo seu inicio de atividade datada de 5 de novembro de 1952, passando assim, a integrar administrativamente e operacionalmente as duas empresas em sede única. Para o gerenciamento externo de sua operação, além da própria Garagem, conta também com três terminais de linha, dispostos estrategicamente dentro do perímetro urbano.

Operando sob regime de concessão pública, baseado em licitação realizada pelo Poder Público Municipal, renovado no ano de 2002, a Viação Hamburguesa, conjuntamente com a Empresa de Transporte Coletivo Courocap Ltda, tem como propósito fundamentalmente, o transporte coletivo de passageiros em Novo Hamburgo. Para conseguir transportar com qualidade e eficiência os 40.000 usuários diários, a Viação Hamburguesa e Courocap, dispõe de um total aproximado de 500 colaboradores, uma frota com mais de 130 ônibus e mais de 30 linhas, com itinerários que abrangem toda a área de sua atuação no município.

A Viação Hamburguesa, também, dispõe da tecnologia em bilhetagem eletrônica, tendo todas as categorias de usuários implantados em cartão Miefer (cartão sem contato), gerando assim mais agilidade no embarque, confiabilidade ao passageiro em relação ao saldo de créditos existente e segurança aos passageiros.

MISSÃO

“Transportar pessoas com segurança e qualidade, integrando os diversos bairros da cidade, atuando para que seja priorizado o transporte urbano de passageiros, gerando satisfação para clientes, colaboradores, sociedade e acionistas” (VIAÇÃO HAMBURGUESA LTDA, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (303.4 Kb)   docx (359.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com