TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio operacional

Por:   •  26/11/2015  •  Dissertação  •  2.506 Palavras (11 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO - UNIFENAS

8° PERIODO ADMINISTRAÇÃO

SIMULÇÃO EMPRESARIAL

Alfenas

2015

  1. Ranking

[pic 1]

  1. Relatório das decisões

Período 1 – No período 1, um período dado como teste para as aplicações das estratégias, optou-se em fazer o essencial: a compra programada de matéria prima para a confecção dos produtos, onde, na matéria prima A ocorreu a necessidade de compras emergências para complementar a produção, o que elevou um pouco os gastos por se tratar de uma compra com um preço mais alto. O preço foi mantido seguindo a concorrência. Na estratégia sobre propagandas, optou-se utilizar um numero de propagandas que seguisse a média do período vigente. Contudo, tivemos uma modesta participação de mercado pela pouca diferenciação que se deu no período inicial.

Período 2 – Para o período 2 optou-se por elevar os preços em busca de uma margem de lucro mais ampla, passando para $468, com o pra em 1 + ‘ e redução no numero de propaganda para 2 apenas, visando reduzir custos. Na área da produção, notou-se um numero sobressalente de colaboradores e assim foram demitidos 7 colaboradores. Aumentamos os salários da produção para $ 3060, procurando refletir em aumento de produtividade em 0,02%, mantendo assim o mesmo nível de atividade. Também não foram realizadas compras de materiais para tentar frear os custos com estoques.

Período 3 - No período 3, elevou-se o preço de venda para $ 475 e o numero de propaganda para 3, mantendo as condições de prazo. A compra programada foi efetuada optando pelo pagamento 1 + 1. Efetuou-se a compra de uma maquina Beta e admitimos 23 novos colaboradores para atender a necessidade de produção da nova maquina. Investiu-se em treinamento aplicando um valor referente a 5% da folha de pagamento, o que registrou aumento da produtividade. Com o estoque inicial zerado, abriu-se a necessidade de compras emergenciais para não parar a produção. Isto elevou muito o preço unitário reduzindo a margem de lucro à um índice negativo. Com a compra da maquina, a saídas da empresa aumentou mais do que as entradas comprometendo o caixa para períodos futuros, criando-se um caminho de dificuldades.

Período 4 – No período 4 elevou-se o preço para buscar aumentar ainda mais a margem de lucro, em reflexo à boa taxa de participação de mercado nos períodos anteriores. A politica de prazo 1 + 1 fora mantido em todos os períodos subsequentes, alterando apenas a utilização de propaganda, aumentada para 6. Mantiveram-se as mesmas quantidades de materiais para às compras do período, seguindo o mesmo critério de prazo. Os custos da empresa começaram a elevar tornando obrigatória a necessidade de equilibrar entradas e saídas.

Período 5 – Para tentar melhorar o cenário econômico adotou – se uma estratégia de investimentos na melhoria da produção e redução de custos. Contudo, o preço de vende teve um forte acréscimo, saltando para $ 515, mantendo então as mesmas estratégias de prazo e propaganda.A compra de materiais exigiu uma reformulação ajustando a quantidade à exigência da produção. Na produção, houve uma grande mudança com a venda de 5 maquinas Alfa e a compra de uma maquina Gama. A intenção era gerar mais valor na produção com redução de custos e aumento da produção. Abriu a necessidade de contratação de mais 5 trabalhadores e aplicação de 2% em treinamento para os novos colaboradores.

Essa estratégia colocou as contas em risco, gerando a necessidade de utilizar empréstimos emergenciais para não fechar o período no vermelho e comprometer os períodos seguintes. Mais uma obrigação gerada aumentando o endividamento da empresa.

Período 6 – Com uma fase de dificuldades instauradas por diversos erros e tomadas de decisões pouco planejadas, os próximos períodos seriam marcados por tentativas de recuperação de caixa, equilíbrio das contas e possibilidades de novos investimentos e a instalação de uma gestão de redução e controle preciso de custos e estratégias mais agressivas de marketing. Portanto, procurou-se realizar poucas atividades que acrescessem mais custos. O preço de venda obteve um novo acréscimo, tornando-o o mais caro entre a concorrência, devido à necessidade de aumento da margem de lucro. Porem, a participação de mercado teve seu menor numero, gerando estoque de produtos acabados.

Período 7 – As dificuldades passadas pela sequencia de erros e as pressões de mercado, levaram a uma mudança na estratégia para aumentar a receita. O preço de venda para $ 408, mantendo as estratégias de prazo e propaganda. Para a compra de materiais adotou-se um politica de compra precisa, onde a produção é toda atendida e estoques baixos. Para gerar acréscimos na receita, aplicamos uma taxa de juros sobre vendas a prazo em 4%.

Período 8 – Buscando recuperar a receita no período 8 adotou-se uma estratégia mais agressiva em propagandas e aumento do preço de venda para $485. Houve melhorias na participação de mercado e o lucro operacional aumentou. A política de compra de materiais manteve-se para este período, objetivando a máxima precisão para manter os estoques baixos.

Período 9 – No período 9, nota-se uma ligeira recuperação econômica, aumentando a esperança de melhoria dos índices econômicos da empresa. A politica de preço se baseou em seguir os lideres de mercado, por assimilação, para tentar manter uma taxa de participação relativamente satisfatória para continuar com a recuperação.

Período 10 – No período 10, as estratégias se mantiveram igual ao período anterior no que tange a preço, prazo e propaganda, compra de matérias e politica de juros. Destaca-se nesse período a aplicação de $ 100.000 em um fundo de renda, buscando acréscimos de receita.

2.1 Pontos fortes e fracos. Ameaças e as oportunidades

Período 1 – Neste período destacam-se como ponto forte as estratégias de preço, prazo e propaganda, que seguiu o que foi aplicado pela maioria dos concorrentes. Isto garantiu uma boa posição no ranking. Como ponto fraco, a pouca diferenciação de ações de venda, como aumentar o preço e a propaganda buscando uma margem de lucro maior, a não utilização de taxa de juro sobre vendas a prazo que geraria acréscimos de receita e a não aplicação do dinheiro do caixa, mais um acréscimo de receita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (237.7 Kb)   docx (786.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com