TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Explicação Incit e Inovai e SUNNIT

Por:   •  26/10/2021  •  Exam  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Este relatório descreve a visita técnica realizada à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT) e analisa o setor de empreendedorismo, startup e incubação no setor de tecnologia na cidade. Muito ligada às universidades e centros acadêmicos, o empreendedorismo e inovação tem um importante papel econômico e social, muitas vezes pouco conhecido pela comunidade em que se encontra. Através de uma visita à INCIT e entrevistas com a administração da incubadora e com o CEO da SUNNIT, empresa incubada, pode-se avaliar o impacto dessas empresas na cidade e a importância de agências fomentadoras no suporte estrutural e administrativo, que assegura o desenvolvimento desse ecossistema econômico.

Palavra-chave: Incubadora de empresas; startup; universidade-empresa; empreendedorismo;

INTRODUÇÃO

Explicação incit e inovai e SUNNIT

METODOLOGIA

A visita, realizada no dia 30 de abril de 2019 à INCIT, localizada no prédio central da UNIFEI, Universidade Federal de Itajubá, foi dividida em duas etapas.

Inicialmente contou com a entrevista de uma funcionária da incubadora, que abordou aspectos de funcionamento, estrutura física e administrativa oferecida. Na etapa seguinte, foi entrevistado o CEO de uma das empresas incubadas.

A primeira entrevistada, funcionária da INCIT, Claudiane Freire de Oliveira, Coordenadora de gestão da qualidade e assessora administrativa, relatou e explicou o funcionamento interno e elementos constituintes da incubadora, contou o histórico da entidade na região, seus parceiros e financiadores, a infraestrutura e apoio oferecido às empresas e apresentou resultados quantitativos das empresas auxiliadas.

Na segunda etapa, foi realizada outra entrevista com o CEO e fundador da empresa incubada SUNNIT, Lincoln Romaro, Engenheiro eletricista formado pela UNIFEI, que explicou um pouco sobre sua empresa, o auxílio que a INCIT que oferece às empresas incubadas, além do contato com outras empresas que dividem o mesmo espaço e ambiente de trabalho.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

*HISTORICO*

A INCIT foi fundada no ano de 2000, incubadora de empresas de base tecnológica, tem como parceiras a prefeitura, a UNIFEI, a Associação Comercial, Sindicato das Indústrias SIMMMEI, CDL, FACESM, Governo de Minas. Gerida pela Inovai, a INCIT.

*RAMO DE ATUAÇÃO

Oferece suporte de gestão, administração e operacional para empresa que atuam no ramo de desenvolvimento de tecnologias para monitoramento, controle e operação de estruturas dos segmentos de mineração, energia e siderurgia.

*PRODUTOS/SERVIÇOS*

Sistema de monitoramento de estruturas.

*METAS E DESAFIOS*

MT-Ser referência do movimento de incubação no país.

DES-

ESTRUTURA FÍSICA-Infraestrutura de suporte como ambientes para reuniões e treinamentos e facilidade de acesso a laboratórios para a prototipagem de produtos (campus da UNIFEI);

Disponibilização de Equipamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com