TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Noções de Administração

Por:   •  20/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Noções de Administração

Ana Gisélli Costa Felipe

Danielle Ramos Alves de Melo

Magda Daisy de Melo L. Moura

Wanessa Silva Oliveira

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Engenho Triunfo

CACIMBA DE DENTRO-PB

2019

2019

Ana Gisélli Costa Felipe

Danielle Ramos Alves de Melo

Magda Daisy de Melo L. Moura

Wanessa Silva Oliveira

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Engenho Triunfo

Relatório de visita técnica, apresentado á noções de administração, do Técnico em Administração da escola técnica CEAS, sob a orientação do professor Helton Hendrick.

CACIMBA DE DENTRO-PB

2019

SUMÁRIO

           1 INTRODUÇÃO……………………………………………………………4

           2 HISTÓRIA DO ENGENHO………………………………………………5

           3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES……………………………………….6

4 AVALIAÇÃO DA VISITA TÉCNICA……………………………………8

5 REFERÊNCIA....................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo principal falar a fundo sobre o Engenho Triunfo e a cachaça produzida pela a mesma, situada em Areia-PB e também com uma filial em Campina Grande-PB.  A visita aconteceu no dia 16 de novembro do ano de 2019 no turno da manhã, com uma duração de aproximadamente quatro horas, com a turma do curso técnico administrativo, da disciplina Noções de Administração.

1.1 OBJETIVO

O objetivo da visita é acompanhar o processo produtivo da cachaça triunfo.Como a cachaça é produzida,qual o processo a ser feito para dar sabor e o teor de álcool, o processo que ocorre a fermentação, destilação como é armazenada e envelhecida.

Qual é a história do engenho e como tudo começou.

2 HISTÓRIA DO ENGENHO

[pic 2]

                                   fonte:http://cachacatriunfo.com.br/fotos/

 A história da Cachaça Triunfo é um misto de empreendedorismo e amor. Tudo começou em 1994, quando Antônio Augusto recebeu por herança uma fazenda. Apesar de não ser filho de nenhum Senhor de Engenho nem ter os conhecimentos necessários para fabricar cachaça, ele tinha um sonho e muita, muita vontade de vencer. Vendeu a fazenda e comprou uma pequena moenda e um alambique, foram os primeiros passos. Maria Júlia, Esposa e participante ativa do sonho, teve que provar muita cachaça ruim. Alguns anos passaram, surgiu na cidade um Evento denominado Bregareia, onde ele teve a oportunidade de participar de um curso sobre fabricação de cachaça de qualidade com o Prof. Fernando Valadares Novaes, conhecido como o “Papa da Cachaça” em toda a América Latina. Sem perder tempo, convidou logo o Professor para conhecer seu engenho e recebeu muitas críticas: Tudo está errado!! (Disse Fernando). Antônio Augusto ouviu tudo atentamente e aplicou todo o conhecimento adquirido neste curso. Maria Júlia ficou muito grata, finalmente pôde apreciar uma Cachaça de qualidade.Com uma cachaça boa, iniciava-se um novo ciclo, era hora de fazer o produto chegar à boca do povo. Começaram a produzir em uma certa quantidade e as primeiras garrafas eram tipo pet. Acabaram fazendo um grande estoque de cachaça, pois não conseguiam vender quase nada. Sem recursos financeiros, Antônio Augusto inventava as próprias máquinas e chegou a recusar diversas propostas de financiamento oferecidas por gerentes de bancos locais. A luta era grande, mas a vontade de vencer era ainda maior. Maria Júlia tinha dois empregos diurnos e, à noite, junto com os quatro filhos do casal, ajudava a engarrafar a cachaça que mais tarde seria vendida.

3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

O processo da cachaça começa pelo o caldo da cana-de-açúcar, a cana-de-açúcar para o processo começar deve ser cortada crua,não pode ser queimada pois, altera no sabor da cachaça e o produto fica com o sabor e aromas desagradáveis.

A cana-de-açúcar passa por um processo de moer na esteira para extrair seu caldo,o caldo passa por um processo de filtramento e vai para a sala de fermentação, da sala de fermentação entre 20 á 24 horas diz-se produzida o vinho da cana-de-açúcar, tem o mesmo processo do vinho de uva, porém o vinho da cana causa dor de barriga, então o vinho da cana-de-açúcar é levado para o alambique para destilar e assim transformar na cachaça.O alambique funciona como uma panela de pressão de porte grande, já as caldeiras têm a função de produzir o vapor que vai entrar nesse alambique a 78° graus o álcool produzido da cana-de-açúcar começa a subir em forma de vapor,o álcool e o vinho, que irá passar pelos canos do alambique, a cuba de inox vai ser um pulverizador onde tem água dentro da cuba que sobe para os canos do alambique,os canos são retorcidos, chamado o processo de serpentina, quando a água fria entra em contato na serpentina onde está a cachaça em forma de vapor, causa um choque térmico e o processo terá uma contetização e finalmente está pronta a cachaça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (679.1 Kb)   docx (592.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com