TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório das Atividades de Um Profissional

Por:   •  16/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório desenvolvido por Anthony Icaro Silva de Albuquerque como parte da Atividade Integradora das Unidades Curriculares Epistemologia da Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos e Teorias de Aprendizagem para a Educação Profissional da Pós-graduação Especialização Em Docência Para A Educação Profissional E Tecnológica (DocentEPT)

1) Descreva aqui a atividade observada:

Foi observado o trabalho de um técnico mecânico durante a inspeção de um guincho de fundeio, a inspeção é realizada antes da desmontagem do equipamento para manutenção. A inspeção é realizada com a participação de profissionais de apoio.

Foi observado cerca de 60 minutos de trabalho, tempo esse necessário para uma inspeção preliminar.

Devido a natureza do serviço e o local da atividade não foi possível realizar entrevista durante a execução da inspeção, porem foi realizado uma entrevista posterior onde o profissional expressou as etapas da inspeção e foi possível analisar os conhecimentos envolvidos na execução.

2) Descreva aqui os fazeres/saberes observados.

Para realizar uma boa inspeção é necessário conhecer o funcionamento do equipamento, para tal pode fazer-se uso do conhecimento prático obtido através da operação do equipamento, ou conhecimento teórico conhecido através do manual de manutenção e operação do equipamento (MMO). Para leitura do MMO faz necessário conhecimentos de leitura de desenho técnico (representação gráfica da peça e/ou equipamento), conhecimento do funcionamento dos vários dispositivos que compõe o equipamento como cilindro hidráulico, motor hidráulico, engrenagens, lubrificantes e fixadores.

A inspeção inicial é feita de forma visual garantindo que o equipamento não tenha danos estruturais e não tenha vazamentos em seus circuitos hidráulicos.

Após a inspeção visual é realizado um teste de funcionamento, nesse momento é realizado medições no equipamento como pressão de óleo (através do uso de manômetros), pressão do freio, numero de giros da engrenagem em vante, numero de giros na engrenagem a ré.

Todos esses procedimentos são realizados respeitando os parâmetros de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (SMS). Os profissionais envolvidos na operação sempre estão trajando os EPI básicos que são capacete, macacão antichamas, luvas e protetores auriculares.

As atividades desenvolvidas na inspeção são todas reportadas em um relatório preenchido fazendo uso de linguagem técnica.

Em suma, segue os saberes/fazeres observados na atividade:

  • Conhecimento da mecânica do equipamento
  • Leitura de desenho técnico
  • Conhecimento da função dos lubrificantes
  • Conhecimento do funcionamento do motor hidráulico
  • Leitura de manômetro
  • Linguagem naval (vante, ré, fundeio, entre outras...)
  • Uso correto dos EPI

3) Analise aqui as diversas dimensões do trabalho que você também observou na atividade ou sobre as quais conseguiu refletir:

- Dimensão Ética: A atividade analisada é desenvolvida na embarcação do cliente, portanto faz-se necessário obedecer às regras do cliente que vão desde regras de acesso até regras de postura, incluso nessas regras obediência a normas de segurança (tais como uso de EPI) e controle de entrada e saída de pessoas e equipamentos.

- Dimensão Estética: Durante a execução da inspeção ouvi do supervisor a seguinte frase: “Mais importante que uma inspeção bem feita é um relatório bem preenchido”, portanto o preenchimento do relatório levando em contato o conteúdo preenchido assim como a disposição das informações (dados e imagens) faz parte de uma boa inspeção, portanto a estética do relatório é importante para a avaliação do serviço pelo cliente.

- Dimensão Pessoal: Ao acessar a embarcação o primeiro contato é sempre com a tripulação, conhecer e saber lidar com os diferentes tipos de humor dos presentes é muito importante. Muitas vezes existem conflitos na prioridade de execução entre o comandante e o chefe de maquinas que podem paralisar a atividade, entender a rotina da embarcação e a função de cada ente envolvido servira de

- Dimensão Econômica: A inspeção é realizada para garantir que as intervenções feitas sejam realmente necessárias, portanto, tem-se uma cultura de reaproveitamento de peças e equipamentos sempre que possível, levando a economia de materiais (e mão de obra) evitando o desperdício.

- Dimensão Ambiental: Durante a inspeção e verificado as partes que serão descartadas assim como a quantidade de óleo/graxa que não será reutilizado, tal informação é importante pois o descarte desses itens possui regras especificas e devem ser descartados conforme Plano de gerenciamento de Resíduos Sólidos.

- Dimensão Técnica: O conhecimento das mais variadas ferramentas e componentes que compões o equipamento são fundamentais para inspeção, na análise da aplicação de trabalho do equipamento também reside um conhecimento muito importante.

- Dimensão Pessoal: A inspeção também servirá para o profissional dimensionar a equipe de trabalho que ira acompanha-lo na manutenção, para dimensionar essa equipa leva-se em conta o conhecimento de cada profissional assim como as relações interpessoais. Sendo assim o profissional que faz a inspeção deve conhecer tanto na dimensão ética quanto na dimensão pessoal.

4) Na estrutura da situação de trabalho observada, indique os seguintes elementos:

Recursos disponíveis/necessários.

        Foi observador os seguintes recursos disponíveis/necessários para o andamento da atividade:

        - Caixa de ferramenta de mecânico

        - Manômetros

        - Guindaste

        - Manual do equipamento

        - Equipamento de Proteção Individual (EPI)

        - Profissionais de Apoio

        - Membro da tripulação responsável pela operação do equipamento.

        - Fonte de energia para partida do equipamento

        - Espaço ao redor do equipamento isolado para testes

        - Autorização de Trabalho pelo responsável da embarcação

A equipe de trabalho envolvida na atividade era composta de um Técnico em Mecânica, líder da atividade, e três profissionais de apoio. Os profissionais de apoio são necessários devido ao grande porte do equipamento, dessa forma evita-se deslocamento desnecessários do líder e possibilita o acompanhamento dos testes de forma visual por outros ângulos.

O maior desafio informado pelo profissional foi o grande numero de pessoas na embarcação, o que causou atrasos na inspeção. Em outras atividades ele já se deparou com falta ferramentas na embarcação e com o equipamento sem funcionamento o que impossibilita a inspeção de forma correta, para mitigar esses problemas ele sempre leva sua maleta de ferramentas e antes da inspeção mantem contato com o responsável pela embarcação para garantir que o equipamento esteja em funcionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com