TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Prática de Laboratório

Por:   •  19/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4


[pic 1]

Relatório de Prática de Laboratório

  1. Disciplina – Código: Mecanica dos materias - ENG151-01_20192_01

Aluno – Matrícula:            Thiago Viana Rodrigues – 5803622

Professor: Paulo sergio abreu bonfim.

Prática: Rompimento de Corpo de Prova de Concreto (Compósito Agregado)

 Data: 26/11/2019 

              Introdução

Curva de Abrahams

A resistência do concreto depende de vários fatores, mas o mais importante é o fator água/cimento (a/c), esta é uma relação do peso de água e o peso do cimento. Quanto menor for este fator maior será a resistência do concreto. 


Quem primeiro conheceu esta relação de dependência foi Abrams em seu trabalho que foi publicado em 1919. Abrams demonstrou baseando-se em pesquisas laboratoriais que a resistência do concreto dependia das propriedades da pasta de cimento endurecida, a qual por sua vez, era uma função direta do fator água/cimento (a/c).



A chamada Lei de Abrams é utilizada para a formação da curva de correlação do fator água/cimento (a/c) em função de uma dada resistência a compressão do concreto para uma determinada idade. Para os pré-fabricados de concreto é interessante ter-se estas curvas para as idades de 1, 3, 7 e 28 dias. 
Abaixo uma demonstração desta curva de correlação, inclusive com sua fórmula determinada pelo programa.

[pic 2]

           Máquina de compressão de 150 TF

A Máquina de compressão tem como propósito realizar de maneira rápida, eficaz e precisa a maioria dos ensaios mecânicos em materiais e produtos. A Máquina Universal de Ensaios pode realizar diversos tipos de ensaios mecânicos como: ensaio de tração, ensaio de micro tração, ensaio de compressão, ensaio de cisalhamento, ensaio de dobramento, ensaio de embutimento, ensaio de flexão, etc. Por sua versatilidade a Máquina Universal de Ensaios é utilizado em diversos tipos de seguimentos como: metalmecânica, construção civil, polímeros, plástico, têxtil, madeira, calçados, médico-odontológico, moveis, automotivo, entre outros.

         

   

             Procedimento Experimental

Prensa utilizada para pressionar o corpo de prova para que pudesse ser avaliado.

[pic 3]

Ruptura  

Ao submetermos o corpo de prova a ruptura ele suportou cerca de 13,79 TF, até que começasse a cisalhar (evidenciar rupturas mostrando que logo poderia despedaçar por inteiro se continuássemos aumentando a pressão), com isso pudemos utilizar a formula: 4/3 x TF(13,79) =18,4 MPA

Concreto e concreto armado

 

O concreto é um dos materiais mais usado na construção civil, esse material apresenta ótima resistência à compressão, mas pouca resistência à tração.  Para melhorar o comportamento em relação a este segundo quesito, é necessário agregar barras de aço ao interior da mistura, constituindo assim o concreto armado. Os dois tipos de concreto possuem função estrutural, podendo ser usados na construção de edifícios, barragens pontes, entre outros.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (252.3 Kb)   docx (167.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com