TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Entre Escassez e os 10 Princípios Básicos da Economia

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.541 Palavras (11 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 11

Gestão Integrada em RH

Unidade 1

QUESTÃO 1 - Em relação às características da Revolução Industrial no final do século XVIII, analise as afirmativas a seguir:

I - A invenção e o uso das máquinas aumentaram a produtividade e os preços dos produtos, tendo como consequências o aumento do consumo e dos lucros industriais.
II - Ocorriam muitos acidentes nas fábricas, como ferimentos, mutilações e até mortes; os trabalhos eram insalubres e perigosos; muitos operários não chegavam aos 50 anos de idade.
III - As pessoas migraram dos campos para as cidades para trabalhar nas fábricas; a relação de trabalho entre operários e patrões era de parceria e cumplicidade.
IV - Uma das características de trabalho desta época eram as multas que os trabalhadores recebiam por atrasos no trabalho ou pelo trabalho defeituoso; os patrões pagavam em vales, que eram trocados nas lojas do próprio patrão.

Assinale a única opção correta:

A) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.

Resposta correta.

QUESTÃO 2 - Em relação à História da Administração de Recursos Humanos, no início e ao longo do século XX, surgiram diversas escolas ou pensamentos de administração que nortearam as práticas de gestão de RH nas indústrias e fábricas. Nesse sentido, assinale a única afirmativa correta:

A) Sua fundamentação está no homem organizacional, em que os conflitos são inevitáveis, os incentivos são mistos e a diversidade das organizações é valorizada; dá ênfase aos ambientes interno e externo das organizações; logo, a organização é um sistema aberto, influenciado por esses ambientes. Há a valorização do homem como agente de mudanças. Estamos nos referindo à Escola Estruturalista.

Resposta correta.

QUESTÃO 3 - A pesquisa da tese de mestrado da professora Tose aponta cinco fases na evolução do perfil profissional de Recursos Humanos. Com base nesse estudo, analise as afirmativas a seguir:

I - Fase legal: é o marco histórico nas relações entre capital e trabalho, à medida que é berço de uma verdadeira revolução que, movida pelas bases trabalhadoras, implementou o movimento sindical denominado “novo sindicalismo”. Pretendia-se transferir a ênfase em procedimentos burocráticos e puramente operacionais para as responsabilidades de ordem mais humanísticas.
II - Fase tecnicista: foi a fase que implantou, no Brasil, o modelo americano de gestão de pessoal e alavancou a função de RH ao status orgânico de gerência. E foi nessa oportunidade que surgiu a figura do Gerente de Relações Industriais - GRI. A área de RH passou a operacionalizar serviços como os de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios e outros.
III - Fase administrativa: registrou o aparecimento da função de chefe de pessoal, profissional cuja preocupação estava centrada no acompanhamento; o poder, até então unicamente centrado na figura dos feitores sobre os empregados, passou para as mãos do chefe de pessoal pelo domínio exercido sobre as regras e normas jurídicas impostas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
IV - Fase estratégica: nessa fase, foram registradas as primeiras preocupações em longo prazo, por parte do board das empresas, com os seus trabalhadores. Iniciou-se uma nova alavancagem organizacional do cargo de GRH, que, de posição gerencial, de terceiro escalão, em nível ainda tático, passou a ser reconhecido como diretoria, em nível estratégico nas organizações.

Assinale a única opção correta:

A) Apenas as afirmativas I e III são falsas.

Resposta correta.

QUESTÃO 4 - É sabido que o século XX representou para as organizações transformações e desafios como nunca vistos antes, demarcado por “eras”, conforme estudos realizados. Esse cenário afetou diretamente a área de RH. Nesse sentido, analise as afirmativas que seguem:

I - Era da Industrialização Neoclássica – Sua característica principal são as mudanças que se tornaram rápidas e imprevistas. A tecnologia trouxe desdobramentos e transformou o mundo em uma aldeia global. A competitividade tornou-se intensa e o emprego migrou intensamente do setor industrial para o setor de serviços.
II - A Era da Industrialização Clássica – A cultura organizacional predominante era voltada para o passado e para a conservação das tradições e de seus valores ao longo do tempo. A Administração de Pessoas era denominada de Relações Industriais. O homem era considerado um apêndice da máquina. As mudanças aconteciam, mas lentamente.
III - Era da Informação – As mudanças passaram a ser mais rápidas e mais intensas. A competição entre as empresas ficou cada vez mais acentuada. As transações comerciais passaram da amplitude local para a regional, da regional para a internacional e tornaram-se gradativamente mais intensas. As pessoas passaram a ser vistas como recursos vivos.

Assinale a única opção correta:

A) Apenas as afirmativas I e III são falsas.

Resposta correta.

QUESTÃO 5 - A ideia do modelo de Administração Estratégica de RH diz que o alinhamento da administração de pessoas à estratégia organizacional permite a adequação da organização às demandas do ambiente e, consequentemente, garante a sua sobrevivência. Por isso, as empresas, de modo geral, somam esforços para que haja uma estreita relação entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais. Considerando os estudos realizados sobre esse tema, assinale a opção cuja sequência é composta somente de objetivos organizacionais.

E) Crescimento sustentado; novos mercados; melhores benefícios; oportunidades de crescimento; liderança liberal.

Resposta correta.

Unidade 2

QUESTÃO 1 - É sabido que o Planejamento de Recursos Humanos é importante para a organização, já que é por meio dele que a empresa consegue prever as necessidades futuras. Nesse sentido, analise as sentenças que seguem e assinale a única que está verdadeiramente relacionada à afirmativa.

A) O planejamento estratégico de RH deve estar relacionado à adaptação da organização a um ambiente mutável.

Resposta correta.

QUESTÃO 2 - Algumas empresas já perceberam que, tratando os funcionários como parceiros, elas conseguem ter muito mais vantagens competitivas, pois as pessoas são vistas como fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.
Sendo assim e considerando os estudos realizados, assinale a única opção, cuja sequência contém somente características em que as pessoas são vistas como parceiras da organização:

A) Metas negociadas e compartilhadas; Atendimento e satisfação do cliente; Vinculação à missão e à visão; Ênfase no conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com