TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Requisitos necessários e comparativos entre o gerente eo empregado

Trabalho acadêmico: Requisitos necessários e comparativos entre o gerente eo empregado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Questões aplicadas ao administrador. 4

2.2 Questões aplicadas ao trabalhador. 6

2.3 análise dos dados. 7

3 CONCLUSÃO 9

1 INTRODUÇÃO

O século XXI está cheio de novos modelos de administradores. Esses com variações de habilidades. No Brasil a cada dia tem se destacado administradores com potencial elevado, que com dedicação e espírito de empreendedor poderá levar a empresa a um patamar de satisfação com os clientes e colaboradores sendo eles próprios e/ou terceirizados.

O administrador tem que ser a figura capaz de compreender o ser humano nas diversas esferas onde atua e desenvolver equipes, além de estimular o aprendizado dentro de cada setor da empresa. Esse trabalho apresenta alguns requisitos necessários e comparativos entre o gestor e o trabalhador.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 QUESTÕES APLICADAS AO ADMINISTRADOR.

Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos relacionados a profissão do administrador tive o privilégio de conversar com um gestor de uma empresa que é referência nacional no ramo em que atua. Abaixo perguntas e resposta do gestor.

a) Há quanto tempo é gestor da empresa?

R: ele já está na área como gestor aproximadamente dois anos.

b) Você é graduado em Administração? Se não, possui outra graduação? Qual?

R: ainda está cursando administração.

c) No seu ponto de vista, quais habilidades são importantes hoje para um gestor?

R: citou algumas habilidades que um administrador deve possuir. A habilidade técnica, humana e conceitual disse ser fundamentais porque requerem certas competências pessoais para serem colocadas em ação com êxito. Por isso as competências são qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos e problemas. Conforme o gestor, as habilidades constituem o maior patrimônio do administrador.

d) Estas habilidades se alteraram desde que começou a trabalhar?

R: com o dia-a-dia e com as mudanças do mundo, podemos notar que as habilidades se alteram durante o tempo, pois sempre estamos mudando para algo mais moderno, e com isto temos mais recursos para adquirir conhecimento, planejamento e flexibilidade para lidar com pessoas.

e) Na sua opinião porque as pessoas trabalham?

R: na opnião do gestor as pessoas trabalham pelo dinheiro e depois pela satisfação. Para sobreviver é necessário ter com que comprar (dinheiro). Isso faz com que acreditemos que os bens materiais será nosso refúgio, nosso cantinho após anos de dedicação.

f) O que, para você, motiva as pessoas no trabalho?

R: quando você se senti útil, produtivo, contente com a oportunidade de demonstrar a inteligência acumulada, seja pela vida acadêmica, seja pela vida profissional, pode-se dizer que tal colaborador está satisfeito.

g) Qual sua percepção sobre as mudanças na administração desde que começou a trabalhar?

R: para ele atualmente as organizações estão passando por constantes mudanças, onde técnicas tradicionais antes usadas não atendem as rápidas mudanças do mercado. O mundo dos negócios está mudando e para sobreviver a empresa precisa inovar para competir com o mercado mundial e regional.

h) Como estas mudanças refletem para os trabalhadores?

R: atualmente as mudanças provocadas dentro das empresas em busca de novas tecnologias, como exigência de um mercado cada vez mais competitivo têm reflexos significativos na forma de gerenciamento das organizações, as quais obrigam muitas vezes que os colaboradores permaneçam no ambiente de trabalho 8 horas diárias, durante muitos anos. Isso exige do colaborador mais conhecimento para executar suas missões de forma mais eficaz dentro da exigência do mercado.

f) Você muda o modo de falar (de maneira formal e informal) conforme pessoa e a situação dentro da empresa?

R: Sim. Cada caso é um caso. Tenho que ter jogo de cintura para falar com um ajudante prático, por exemplo, de contra partida não tenho que estar selecionando palavras para me dirigir a um supervisor que conhece mais do que ninguém sua responsabilidade.

2.2 QUESTÕES APLICADAS AO TRABALHADOR.

Por sua vez, tive oportunidade de conversar com um colaborador/trabalhador que relatou sobre a abordagem que seu patrão utiliza quando se comunica com os colaboradores. Abaixo seguem as questões aplicadas:

a) Como o gestor da empresa conversa com você? Com linguagem técnica, popular ou formal?

R: conforme pude observar, o gestor durante abordagem usa a linguagem formal e em algumas vezes popular. Palavras que na maioria das vezes permitem o entendimento.

b) Quais as mudanças nas condições de trabalho desde que começou a trabalhar?

R: com o passar dos anos o colaborador pode verificar que as condições de trabalho da empresa mudaram, talvez devido a mudança de proprietários, onde agora um número maior de investidores pertencem a outra empresa, fazendo com que mudanças ocorram. Em resumo ele pode dizer que as condições de trabalho mudaram para melhor.

c) Como estas mudanças nas condições de trabalho refletiram na sua vida?

R: com as mudanças o colaborador teve um rendimento melhor no trabalho, mais interatividade com a família e melhores resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com