TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: A corporação e Seus Projetos – Cap. 2

Por:   •  30/5/2016  •  Resenha  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

Apreciação Crítica

Com a constante globalização, as empresas para não estagnarem no mercado, devem estar prontas para novas estratégias de alcance de seus objetivos.

Porter (2005:156) afirma que “estratégia é uma corrida para a posição ideal. É a escolha correta dos tradeofs de competir e a escolha do que não fazer, baseada nas forças competitivas”. As corporações nem sempre adotam a melhor estratégica, inovando ou seguindo padrões antigos, ou apenas não a seguem como deveria, com o foco na melhoria dos processos para atingirem seus objetivos.

O texto nos mostra que não basta apenas tentar inovar, temos que buscar a efetividade fazendo a coisa certa da forma certa.

Como exemplo é citado a P&G que estava passando por uma crise de estagnação, em meados dos anos 1990 o CEO da companhia tentou implementar o “Programa Organização 2005”, que basicamente tinha foco no crescimento da marca e na criação de novas linhas de produtos tendo uma reformulação radical na cultura da empresa.

Essa reformulação na cultura da empresa, gerou uma crise de identidade da marca, o que levou ao fracasso do programa e a demissão do CEO.

Porem o fracasso do programa revelou novos caminhos, uma nova cultura foi gerada na empresa, mais focada em seus produtos chaves, e o novo CEO contratado definiu uma estratégia voltada em primeiro resgatar a cultura tradicional da empresa e depois em criar uma consciência voltada a inovação.

Essa mudança de estratégica foi devido as mudanças de cenários. O mundo esta em constante mudança, e essas mudanças, que vem ao longos dos anos afetam diretamente no andamento de uma organização.

As empresas devem estar preparadas para essas possíveis mudanças de mercado para permanecerem competitivas. E devem se preparar elaborando um planejamento estratégico.

O planejamento estratégico é o processo que a organização deve focar para atingir seus objetivos. É o caminho que leva a missão da empresa a visão de futuro da mesma.

Uma empresa bem definida, que sabe para que ela exista, está no caminho certo para a construção de sua missão, que é a razão de sua existência.

A partir da missão, fica mais fácil de definir a visão onde mostra o cenário futuro desejável de uma organização. A visão é o que move a organização.

Com a materialização da missão e da visão fica mais fácil formular o processo estratégico das corporações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com