TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA PROJETO OXYGENIO

Por:   •  12/4/2021  •  Resenha  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Resenha Crítica de Caso

RODRIGO PASSARETI DA SILVA

Trabalho da disciplina Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

Tutor: Prof. Carlos Fernando da Rocha Santos

São Paulo

2020

PROJETO OXIGÊNIO GOOGLE: OS GERENTES SÃO IMPORTANTES?

Referências: DAVID A. GARVIN / ALISON BERKLEY WA GONFELD / LIZ KIND

Com a ideia de organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil, Larry Page e Sergey Brin, estudantes do doutorado de ciências da computação na Universidade de Stanford, fundaram em 1998 o Google. Larry e Brin, levantaram 26 milhões de dólares durante o período de um ano para transformar a ideia em uma empresa. No fim do ano de 1999, o Google muda sua sede para Mountain View, Califórnia e estruturam uma cultura com intuito de encorajar o companheirismo e fazer com que as ideias pudessem ser desenvolvidas mais rapidamente logo após a chegada na nova sede.

Em 2000, o Google realiza novas parcerias com as principais páginas da Web, Yahoo e AOL, tornando-se responsável pela marca de quase 100 Milhões de buscas diariamente, volume este que evoluiu de forma expressiva até que em 2002, o Google gera uma receita líquida de 100 milhões de dólares com aproximadamente 700 funcionários. Mais adiante em 2004, o Google abre seu capital com a Sigla "GOOG", recebendo como valor de mercado 2 Bilhões de dólares.

Em 2011 com o crescimento da receita líquida na casa de aproximados 9,7 bilhões, a necessidade de recursos aumentava cada vez mais, até que em 2012, o Google alcança uma marca de aproximadamente 35.000 funcionários com a aquisição Youtube e Motorola Mobility.

Em princípio, a estrutura organizacional dos aproximados 35000 funcionários era dividida em grupos funcionais básicos, sendo eles: engenharia, organização global de negócios (vendas) e geral e administrativo (G&A).

O objetivo do Google era montar uma estrutura parecida com uma faculdade, contando também com grande parte dos funcionários possuíam cargos similares e poucos gerentes, considerando-se uma empresa plana.  

Era muito comum identificar centenas de funcionários abaixo de um só gerente e com isso questionamentos sobre a importância geral e contribuição dos gerentes por parte de Larry e Brin.

Jennifer Kurkoski comentou: “Há muitos engenheiros – não apenas no Google – que tendem a pensar que os gerentes são, no máximo, um mal necessário, e no pior dos casos, que são destrutivos.”

Em geral, esta experiência sem gerentes, uma estratégia de cargos e hierarquia plana, durou aproximadamente 3 meses, pois estes funcionários constantemente se dirigiam aos diretores para solucionar qualquer tipo de problema, políticas e questões internas, gerando novamente questionamentos sobre a importância geral e contribuição dos gerentes.

Podemos acrescentar a visão de Chris Loux, chefe de renovações empresariais global: “Os gerentes aqui somente fracassam se confiarem apenas na autoridade de seu cargo. O Google possui muitos jovens, realizadores que desejam autonomia.”

O Google, com a ideia de tornar o ambiente de trabalho mais parecido com um campus de faculdade, ofereceu benefícios generosos aos seus colaboradores, como salas com vídeo games, Ônibus confortáveis com Wi-Fi e pacotes de remuneração e benefícios considerados os mais altos do Vale do Silício.

Com a criação da área de Operações de Pessoal em 2006, Paige e Brin contratam Bock para conduzir a área criada recentemente. Área essa, com funções como ajudar a executar o processo de revisão de desempenho, que incluía um feedback constante para gerentes e revisões anuais de 360-graus. Outra função muito relevante foi ajudar a gerenciar e interpretar a pesquisa Googlegeist, uma avaliação com base na resposta dos funcionários que visava entender como eles se sentem sobre o desenvolvimento de carreira, benefícios e culturas praticados pela empresa.

Em 2007, Bock criou o grupo "análise de pessoal" contratou e nomeou Setty, da Capital One, como líder e primeiramente propondo o seguinte desafio “utilizar a mesma disciplina e rigor nas operações de pessoal que usamos nas operações comerciais do Google.” Porém a missão com o tempo evoluiu, era “todas as decisões de pessoal devem ser feitas com base em dados”, porém se tornou “todas as decisões de pessoal devem ser informadas por dados e análises”.

Devido à necessidade de adaptação, Setty encabeçou a equipe chamada como O laboratório de Pessoal e Inovação (PiLab), para análises com doutores que agregaram metodologias rigorosas de pesquisa para a empresa, cuja sua função, era abordar questões relacionadas ao bem estar e a produtividade dos funcionários Google.

No início de 2009, após diversos trabalhos de pesquisa, surgiram diversas questões como melhorar processos para as novas contratações, entre outras. Porém durante o processo de reflexão, uma pergunta tornou-se mais evidente que as demais que questionada o seguinte: "Os gerentes são importantes?". Tendo em vista o questionamento e a importância disto nas reflexões, idealizado por Donovan e Patel, deu se início ao Projeto Oxigênio, nome este definido com a sugestão proposta por Michelle, que sugeriu o elemento oxigênio porque ter um bom gerente é essencial, como respirar. E se fizéssemos melhores gerentes, seria como respirar ar fresco.

O primeiro intuito era de concluir que os gerentes não eram importantes. Mas por sorte, a prova não foi suficiente, levando a provar o contrário; que os gerentes são importantes.

Em início à elaboração das pesquisas, foram revisitados dados já disponíveis no banco de informações coletados de funcionários que deixaram o Google, para identificar se gerenciamento era um indicador de motivos de rotatividade e/ou saída da empresa.

Foram descobertas algumas relações entre a baixa satisfação com um gerente e as taxas de rotatividade, os dados não pareciam ser bons o suficiente para compartilhar com todos os funcionários por conta das baixas taxas de rotatividade da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (141.5 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com