TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Capitalismo

Por:   •  26/5/2017  •  Resenha  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Dominante no mundo ocidental desde o fim do feudalismo, o capitalismo caracteriza-se por ser um sistema socioeconômico no qual os meios de produção e distribuição e o capital são de propriedade privada. Esse sistema apresenta como principal objetivo a obtenção e o acúmulo de riquezas.

“A palavra capital vem do latim capitale, derivado de capitalis (com o sentido de "principal, primeiro, chefe"), que vem do proto-indo-europeu kaput significando "cabeça". Capitale surgiu em Itália nos séculos XII e XIII (pelo menos desde 1211) com o sentido de fundos, existências de mercadorias, somas de dinheiro ou dinheiro com direito a juros. Em 1283 é encontrada referindo-se ao capital de bens de uma firma comercial.” (BRAUDEL, Fernand. The Wheels of Commerce, Vol. 2, Civilization & Capitalism, 1982).

A primeira fase do capitalismo, também conhecida como Capitalismo Comercial ou Mercantilismo, que vigorou entre os séculos XV e XVIII, ficou marcada pelo enriquecimento através da exploração de novas terras e a comercialização de bens como metais preciosos, manufaturas e produtos agrícolas. Além disso, esse período consolidou-se pela colonização da América, África e Ásia.

O processo da Revolução Industrial, iniciado em meados do século XVIII na Inglaterra, é apontado como o ponto de partida para o início da segunda fase do capitalismo, chamado de Capitalismo Industrial. Esta fase apresenta como características a transformação do trabalho manual em mecânico, além do uso da máquina a vapor e a expansão da industrialização para outros países. Essa expansão possibilitou a multiplicação da industrias e a crescente demanda por mão de obra, aumentando assim, cada vez mais, a classe operária.

A terceira fase do sistema capitalista, conhecida como Capitalismo Financeiro, corresponde ao crescimento da especulação monetária em torno de ações de empresas, juros, entre outros que acabaram sendo comercializados como mercadorias. Considerada como o “grande símbolo” do capitalismo financeiro, a Bolsa de Valores passou a concentrar os principais investimentos no mercado. É nela onde são negociadas as ações e investimentos em empresas, por meio de especulações sobre possíveis lucros.

Com a expansão do sistema capitalista financeiro por meio do avanço dos transportes e meios de comunicação, passou a ser necessário cada vez mais novas formas de tecnologia como modo de facilitar a transferência de capitais e mercadorias, além de simplificar a divulgação de noticias e informações. Essa interação possibilitou o surgimento do Capitalismo Financeiro.

“Com os avanços e transformações produzidos pela Terceira Revolução Industrial, o capitalismo financeiro estendeu-se por todo o mundo, fato que foi intensificado pela queda do Muro de Berlim e o consequente fim da Guerra Fria. Atualmente, com a colaboração do chamado Capitalismo Informacional, termo criado pelo sociólogo espanhol Manuell Castells, o sistema financeiro global estende-se pelo planeta com a integração de todas as bolsas de valores e com o dólar como a principal moeda internacional de trocas comerciais.” (PENA, Rodolfo F. Alves. Site: mundoeducação)

Com a expansão do sistema capitalista financeiro por meio do avanço dos transportes Característica marcante do Capitalismo, a Lei da Oferta e Procura é definida de maneira que, enquanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com