TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÕES ENTRE O CAPITALISMO, SOCIALISMO E ANARQUISMO.

Por:   •  18/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 4

Cracteriscas,fundamentos sobre medicina do trabalho, saude ocupacionale e saude do trabalhador

A medicina do trabalho surgiu na primeira metade do seculo XIX por um dono de uma uma industria na Inglaterra. Ele observou o alto indice de prejuizo para com seus funcionarios, devido as doenças ocasionadas em seus empregos.iniciou com a intenção de prevenir ascidentes ocasionadas devido ao trabalho.

é a parte da medicina que se dedica em cuidar da saude do funcionário, com exames periodicos, e tem como caracteriscas:

como ja foi citado previnir doenças futuras que poderam prejudicar o desenvolvimento empresarial.

garante ao funcionario o seus direitos, caso haja algum acidente no trabalho ou ocasionado pelo mesm,o o trabalhador tera direito a ser ressacidos finsanceiramente ou ate mesmo ser aposentado por justa causa e  entre outras caracteriscas.

claro a medicina do trbalho tem sua principal intenção a melhoria nas condições humanas no trabalho, porem, não deixa de benificar os empresário. antes do individuo ser contratado pelas empresas é necessario que se faça uma serie de exames para assegurar que o mesmo não tenha problemas futuros.

a saude ocupacional passou a ser fundamental, pois a medicina do trabalho estava tendo um alto índice de custo para ambas as partes.

a saude publica é responsavel para que esse movimento seja realizado. não só promove o bem estar do funcionlario com o tambem o do meio- ambiente, onde sua principal caracterisca é a higiene, tanto nas empresas  como para os trabalhadores.

são caracteriscas;

-previnirr e reduzir riscos profissionais;

-protejer e promover a saude da população trabalhadora;

-humanizar as condições do trabalho;

-promover a satisfação profissional;

- contribuir para cmelhores niveis de desempenho;

-identificação e divulgação de boas práticas em saude ocupacional;

-dinamização das equipes de saude ocupacional nos estabelecimentos de saude.

e entre outras.

esses beneficios passam a ser direitos trabalhistas

nada mais justo. vale lembrar que o trabalho não deve ser apeas uma forma de sustento e sim de bem´-estar onde o ser humano tenha auto- estima e cofiança,cosequentimente a empresa tabem ira ganhar.

nada disso poderia existir se nao houver saude para com os funcionários, a final se saude vai bem tudo saira em sua devida ordem. é importante lembrar que a saude do trabalhador vem sempre em primeiro lugar.

mas nem sempre ocorreu dessa forma, muitas vezer o ser humano foi tratado como um negócio, onde se não der lucro será descartado. hoje em dia é possivel observar com clareza as mudanças nas leis trabalhistas, apesar que infelizmente ainda ocorra em certos cantos mais humildes a exploração do trabalho.

no brasil de hoje muitas leis estao sendo praticadas com firmeza. são algumas delas:

crianças com a idade iferior a 14 anos não podera trabalhar, caso contrario o dono do comercio poderar ate ser preso. lugar de criança é na escola!.

mulheres gravidas no fim da getaçao terar direito a lincensa a maternidade de 120 dias para a mamenteção. enao requer a empresa demiti-la, pelo simples fato de estarem gravidas.

trabalhadores não poderam mais trabalhar como escravos, teram direito a hora e almoço, caso seja demitido tera direito ao aviso prévio es e não for demitido por justa causa tem-se como direitos a receber ate tres meses pelo menos um salario minimo por mes.

trabalhadores teram direito a féria a décimo terceiro.

todos os trabalhadores tem o dieito de receber no minimo um salario minimo por mes e nao mais um valor inferior estimado pela a empresa.existem ainda  váraias outras leis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com