TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Processos Gerenciais

Por:   •  8/6/2020  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)- Campus Almenara

Nome: Matheus de Jesus Soares

Curso: Processos Gerenciais                      

Resenha Crítica

O texto tem início expondo sobre a Associação Brasileira de Engenharia de Produção, onde segundo Chiavenato (2014, p.58), “ dá-se o nome de desenvolvimento de produtos/serviços a área que cuida de todos os estudos e pesquisas, sobre criação, adaptação, melhorias e aprimoramento dos produtos e serviços.

Seguindo essa linha de pensamento, o texto traz apontamentos sobre o ciclo de vida do produto, ou seja, o ciclo de vida vai desde a sua criação, até o momento em que ele é retirado do mercado pelo consumidor.

Nesse sentido Kotler e Armstrong (2015), mostram que o ciclo de vida de em produto apresenta quatro estágios: introdução, crescimento, maturidade, declínio.

O primeiro estágio denominado introdução, consiste na fabricação do produto, para ser lançado no mercado consumidor. Nesse estágio percebe-se que pelo fato do produto não ter conhecimento no mercado, o mesmo produz uma demanda considerada baixa. Onde de acordo com o texto, a partir da visão de um engenheiro de produção, a produção em escala pequena é adotada pela medida de que o produto possa estar em fase de teste.

Já o segundo estágio, ou seja, o crescimento, demostra que o produto já tem um conhecimento no mercado e possui competitividade entre os demais produtos. Porém é preciso que o fabricante tem em mãos uma estratégia de inovação, para estar sempre à frente da concorrência e atender as necessidades dos clientes, é preciso também que se tenha produtos no estoque, para atender as demandas.

O terceiro estágio, a maturidade, informa que o produto já possui estabilidade no mercado, sendo necessário estruturar as vendas.

O quarto estágio, o declínio, é onde o produto começa a perder seu lugar no mercado, esta é a fase final do produto, então aqui ocorre uma queda na demanda, desse modo para suprir essa queda algumas táticas precisam serem tomadas para que o produto tenha saída como: diminuir o preço, fazer uma seleção dos produtos que tenham mais saída e lucratividade entre os outros.

O texto traz também a concepção de Kotler e Keller (2006), sobre as três categorias especiais do ciclo de vida do produto sendo elas: estilo, moda, modismo.

O estilo apresenta um ciclo de vida com diferentes períodos de interesse a renovação.

A moda é o que vem sendo aceito por um certo período de tempo pelo consumidor.

O modismo representa o mesmo que a moda, mas focaliza no que está sendo consumido no momento.

Portanto, a parir do exposto, é importante afirmar que o texto é muito rico de informações pertinentes ao ciclo de vida do produto, visto que foi apresentado conteúdos desde a sua fabricação  até a queda no mercado, onde é necessário a tomada de estratégias para que o produto tenha saída, assim o texto é muito interessante podendo ser indicado aos possíveis leitores que assim se interessam pelos conteúdos aqui abordados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com