TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: PROCESSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA EUROPA E NO BRASIL

Trabalho Universitário: RESENHA CRÍTICA: PROCESSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA EUROPA E NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  3.565 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA: PROCESSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA EUROPA E NO BRASIL

Durante o século XX, a Educação Infantil ainda estava em desenvolvimento, através de pesquisadores como Ovídio Decroly e Maria Montessori. A conotação da Educação Infantil era a saúde e a higienização da população, em meio a pouca tecnologia e legislação pertinente. A sistematização de atividades para crianças pequenas estavam enquadradas na utilização de brinquedos específicos, tanto para desenvolvimento da criança quanto para aspectos sociais, tais como brincadeiras e jogos.

Outros pesquisadores desenvolviam teorias, que envolviam a psicologia infantil e as questões sociais. Nesse período, não houve avanços na educação, até porque os alfabetizados e letrados eram os mais afortunados. Creches, jardins de infância e escolas mais avançadas foram o centro das atenções numa discussão sem aprimoramento social. Isso atrasou a evolução das leis, dos métodos educacionais e até mesmo o desenvolvimento da sociedade, em geral. Por mais que não existia a tecnologia dos tempos atuais, existia a elaboração de brinquedos pedagógicos e conteúdos, faltando à organização social, como espaços físicos, aplicação de métodos adequados e principalmente o olhar mais crítico e conceitual da Educação Infantil. As crianças não eram vistas como indivíduos em fase de crescimento, mas sim como indivíduos que devem ser preparados para serem adultos, negando a infância.

Os antropólogos e sociólogos contribuíram nesse debate, demonstrando a importância de como, para quem e quando ensinar. Essas contribuições permanecem até hoje, discutindo se são válidas as metodologias dos educares no século XXI, pois estamos na era da tecnologia, trazendo as dúvidas sobre os paradigmas anteriores e os atuais.

No Brasil, que se formou por um processo de colonização, também existiu o processo de adequação das escolas, que por sua vez, só teve início a partir da abolição da escravatura e da proclamação da república. Nessa época ainda se tinha uma visão de desigualdade entres os colonizados, pois muitos escravos livres não possuíam educação formal. Por esse motivo, tiveram que disponibilizar alguma educação, mesmo não sendo formal. O desenvolvimento da educação até a industrialização foi lenta e com muitas dúvidas, do qual estremeceu as bases da elite, necessitando de uma população mais técnica, mais sábia e com direitos ao desenvolvimento social. O Movimento das Escolas Novas partiu da influência europeia e americana, porém, mesmo tendo essa evolução, a criança carecia de educação, pois a sociedade brasileira permaneceu com o estereótipo de que a criança deve ser somente cuidada, e não educada.

No século XXI, encontramos vestígios de metodologias ultrapassadas e falta de investimento no setor educacional. Temos a Lei de Bases da Educação, mas a sua aplicação em todo o território brasileiro é desigual, carecendo de melhorias em infraestrutura e capacitação profissional. As crianças já são consideradas indivíduos em processo de crescimento, possuindo fases, sendo uma delas a infância, que conta com brincadeiras, cuidados, jogos, proteção por lei e direitos para o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com