TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA SOBRE O PROCESSO NATURAL DA ADOLESCÊNCIA

Por:   •  27/9/2019  •  Resenha  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo traz que no próprio processo natural da adolescência, com as mudanças vividas e inconstâncias típica da fase, alimentados por uma busca de soluções imediatas, os comportamentos agressivos e suicidas apresentam-se de forma a corresponder esse desejo. O comportamento suicida presente no adolescente retrata um pedido de ajuda frente a um sofrimento intenso. É importante observar os fatores que diferem o jovem saudável do jovem que está em crise suicida, são eles: intensidade, profundidade e duração dos pensamentos suicidas, os contextos em que eles surgem e a impossibilidade de desligarem-se destes pensamentos.

Tal sofrimento pode ter diversas causas e é importante que ações preventivas sejam realizadas, como no contexto familiar, escolar, comunitário e através dos meios de comunicação (redes sociais, programas de TV, etc.), espaços em que o jovem tem fácil acesso e interação. No artigo é trazido ainda dados importantes que mostram uma crescente alta na taxa de suicídio no Brasil, sobretudo entre os jovens de 15 a 29 anos.  

A depressão é o transtorno mental mais frequentemente associado ao suicídio e na maior parte a doença se apresenta em meninas. Um recorte de gênero pode ser feito levando em consideração a violência estrutural a qual mulheres são acometidas a tempos.

Mais uma vez torna-se importante frisar que sejam pensadas campanhas e estratégias de prevenção ao suicídio, através de ações de cuidado baseadas em fatores de proteção e rede de apoio ao adolescente. O suicídio no público adolescente estabelece um problema de Saúde Pública, sendo uma ação de todos os membros da sociedade. É caracterizado como um alerta para que a família, escola, profissionais de saúde e comunidade atuem de modo integrado e efetivo, de modo a acolher esses jovens em seu sofrimento emocional, e assim, prevenir uma morte evitável.

REFERÊNCIAS

Oliveira AM, Bicalho CMS, Teruel FM, Kahey LL, Botti NCL. Comportamento suicida entre adolescentes: Revisão integrativa da literatura nacional. Adolesc Saude. 2017;14(1):88-96.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com