TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA DO LIVRO - AS MISÉRIAS DO PROCESSO PENAL

Por:   •  24/5/2018  •  Resenha  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 7

CARNELUTTI, Francesco. As misérias do Processo Penal. Trad. Carlos Eduardo Trevelin Millan. São Paulo: Editora Pillares, 2009.

Nome do aluno[1]

Francesco Carnelutti nasceu em 1879 em Udine na Itália, se tornou mestre do direito substantivo civil e penal, além de ensinar nas Universidades de Milão, Catânia, Pádua e Roma, entre 1909 e 1949, foi também advogado renomado e grande jurista. Em 1924, fundou juntamente com Giuseppe Chiovenda a Revista de Direito Processual Civil, que foi a principal inspiração para a criação do Código de Processo Civil italiano de 1940. Dentre suas teorias processualistas, podemos destacar a lide ou litígio como o fundamento do processo, o ponto crucial do conflito. Carnelutti é autor de várias obras da área jurídica, das quais se destaca: “As Misérias do Processo Penal”, escrita em 1957.

Neste livro, Carnelutti enfatiza sobre questões jurídicas e, consequentemente, processuais, traz também uma crítica aos modos técnicos e formais consoantes ao âmbito jurídico, que segundo o seu entendimento, por vezes, necessários.

O autor divide a obra em doze capítulos: I- A Toga; II- O Preso; III- O Advogado; IV- O Juiz e as Partes; V- Parcialidade do Defensor; VI- Das Provas; VII- O Juiz e o Imputado; VIII- O Passado e o Futuro no Processo Penal; IX- A Sentença Penal; X- O Cumprimento da Sentença; XI- A Libertação e XII- Fim: Mais Além do Direito.

No primeiro capítulo o autor, ao escrever sobre a toga, relata que a vestimenta evidencia a autoridade de quem a usa, diz ainda que “em conjunto, estes homens de toga dão ao processo, e especialmente ao processo penal, um aspecto solene” (CARNELUTTI, 2009, p.19). Ainda sobre este aspecto o autor critica a negligência dos advogados e até mesmo dos magistrados em relação a esta solenidade e a não devoção a esta disciplina, causando um desprestígio da civilização.

No segundo capítulo de sua obra, ele diz a respeito do preso; segundo o mesmo, o preso é o mais pobre de todos os pobres por viver em situação de cárcere. No seu entendimento o criminoso não deve ser tratado como animal selvagem, e sim, como ser humano. Relata também, sobre o delinquente, este lhe causa repúdio e que apenas algemado se converte em homem. O autor diz ainda que o homem trancado numa cela, nada mais é que a verdade do próprio homem, o direito faz apenas revelá-la (CARNELUTTI, 2009, p.28).

No capítulo terceiro, aborda o autor, sobre o comportamento do advogado de defesa, o qual este deveria entender que é o único amigo do preso ao ser encarcerado.  “As pessoas não sabem, nem se quer sabem os juristas, que o que se pede ao advogado é a esmola da amizade, antes de qualquer outra coisa” (CARNELUTTI,  pág. 32). O advogado, na visão do autor, seria uma simples pessoa, que por vezes humilhada, e nem mesmo o maior dos advogados nada podia fazer perante o menor dos juízes. Diz ainda que este defensor sempre estará sujeito ao juízo alheio, mesmo quando não existir razão alguma para se submeter a causa ao juízo de outro mais habilitado para julgar.

No capítulo seguinte, Carnelutti aborda o papel do juiz e das partes, afirmando a superioridade do magistrado, a imponência de sua dignidade e que todos os homens perante este, numa corte, são partes. E que o juiz, acima de tudo, também é um homem, portanto, também é parte, constitui assim, segundo o autor, a contradição do conceito de magistrado, de ser o juiz um homem e o dever deste ser mais que todos os homens. Nesta mesma perspectiva, diz ainda que “nenhum homem, se pensasse no que é necessário para julgar outro homem, aceitaria ser juiz” (pág. 45).

Sobre a Parcialidade do Defensor, Carnelutti aborda no quinto capítulo de sua obra, que o Juiz, somente deverá tomar decisões após ouvir os advogados das partes. Explica que este, ao julgar, determina qual das partes está com a razão, ou seja, de que lado esta a verdade. Escreve o autor que “acusador e defensor são, em última análise, dois raciocinadores” (CARNELUTTI,  pág. 54).  Diante disto, o promotor e o advogado são argumentadores que o influencia chegar a um conhecimento mais próximo da verdade, pela conciliação das razões que lhes foram apresentadas.

No capítulo sexto de sua obra, o autor evidencia que as Provas servem para reconstituir a história voltando no tempo, e que devemos, antes de tudo, nos atentar aos fatos, pois de acordo com ele “um fato é um pedaço de história; e a história é o caminho que percorrem (...)” (CARNELUTTI,  pág. 61). Portanto, as provas servem para nos guiar na reconstrução da história, o que requer um trabalho qualificado dos órgãos policiais, do Ministério Público, do juiz, defensores e peritos. No entanto, corre-se o risco de errar o caminho e, quando isso acontece o dano é irreparável para quem o sofra.

No sétimo capítulo, Carnelutti trata a respeito do juiz e o acusado, para ele, o juiz é um historiador sob a ótica jurídica, e sua missão não esta somente em reconstruir um fato, mas sim, muito mais que isso, ele deve julgar o que compreende o que sente. Diz ainda que o juiz não pode julgar a vontade de agir do imputado, escreve que “não se pode julgar a vontade senão por meio da ação, ou seja, do que o homem faz” (CARNELUTTI,  pág. 72). Ainda fala sobre o tratamento respeitoso para com o imputado, este deve ser tratado com respeito pelo magistrado, assim como um médico para com seus pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com