TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica: A conduta ética do empreendedor

Por:   •  15/5/2018  •  Resenha  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Crítica

A conduta ética do empreendedor

Ser um bom profissional vai além do ter conhecimentos técnicos, habilidades e capacidades bem desenvolvidas. Ter facilidade para trabalhar em equipe, boa comunicação, um bom relacionamento com os colegas e ser flexível são aspectos altamente valorizados nas organizações.

O nascer e o desenvolver de uma empresa de sucesso, deve ser embasada em condutas que moldará o futuro da organização a qual será construída sobre diferentes etapas e desenvolvimentos que trazem novos dilemas éticos. Esse crescimento está sujeito à demanda dos grupos de interesse, onde o empresário precisa moldar-se para conciliar os seus interesses. O jovem empreendedor deve se colocar no papel de líder transformador da sociedade em que ele está inserido e levar em consideração o principio dos valores de sua especialidade para responder à sociedade com um comportamento empresarial responsável.

O jovem empreendedor enfrentará o que chamamos de atividade moral fundamental que consiste em uma experiência sobre tudo o que acontece durante a sua vida e isso acaba moldando as suas atitudes e influenciando em seus processos de escolha. A assimilação desses valores éticos, reflete nas suas escolhas e estabelece uma hierarquia de valores e na sua personalidade moral. Esses hábitos são frutos da sua liberdade de escolha. No entanto, as posições individuais podem ser mudadas em uma tomada coletiva de decisões, de tal forma que o grupo social, faz com que o indivíduo se comporte de maneira radicalmente diferente do que determina o seu código de conduta próprio.

A tomada de decisão nas pequenas empresas leva em consideração os padrões culturais, de mercado, cultura da empresa e padrões pessoais da empresa que surgem em situações específicas. Os padrões morais de diferentes mercados influenciam de forma significativa na tomada de decisões. Os padrões norte-americanos podem ser classificados em quatro contextos básicos: os da cultura "machista" que demonstram um alto nível de risco nas tomadas de decisões; a cultura do "trabalho árduo e lazer", onde o individuo se mantém ativo, mas sem esquecer da diversão; o mercado do "aposte na sua empresa" onde os resultados do futuro têm maior importância e; o mercado da "cultura de processos" que se concentra no "como" fazer as coisas do que nos resultados e existe pouco feedback. Desta forma, valores associados a diferentes tipos de mercados, geram diferentes escalas de valores e crenças.

Não respeitar os princípios morais e não obter a rentabilidade necessária, leva a empresa a uma posição de fracasso a curto e médio prazo. No entanto, uma organização bem-sucedida está relacionada com a administração do fator humano e uma busca constante em agregar valores mantendo uma homeostase entre o social e o econômico. As pequenas empresas, por sua vez, sofrem com esse aspecto pois é muito difícil separar os interesses da empresa dos interesses do proprietário. Desta forma, a conduta ética de pequenas empresas passa a ser regida por acordos que possibilitam uma maior tolerância em relação à conduta moral e o seu impacto na gestão.

Valores são comumente associados com a personalidade do empreendedor. A necessidade de se obter lucros expressivos relaciona-se com a realização da satisfação pessoal, o que acarreta um fortalecimento da autoestima do individuo. No entanto, empreendedores contemporâneos, adotam os princípios morais na intenção de desenvolver um estilo de vida focado na organização das atividades  para obter benefícios sem sacrificar seus princípios.

Desta forma, o processo de decisão do empreendedor deve ser baseado em fatos reais do cotidiano que desperte o seu interesse, emoções e sentimentos morais. O empreendedor deve recorrer a sua sensibilidade e imaginação moral e compreender as prioridades e preocupações dos grupos de interesse sem fixar ou desenvolver uma série de regras, mas tomar decisões que reflitam os valores fundamentais do proprietário ou dirigente, deixando de lado o abuso de poder que ocorre bastante nas grandes empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com