TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Caso Harvard Toshiba

Por:   •  1/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DE DADOS E BIG DATA

Resenha Crítica de Caso

Marcio dos Santos Silva

Trabalho da disciplina Governança Corporativa e Excelência Empresarial

                                                                     Tutor: Prof. Ricardo B. da Silveira

Brasília

2019

ESCÂNDALO DA CONTABILIDADE DA TOSHIBA: COMO A GOVERNANÇA CORPORATIVA FALHOU

Referências:

MISAWA, Mitsuru “The Asia Case Research Centre”  2016

Página inicial da Toshiba, “Relação com Investidores” Disponível em: http://www.toshiba.co.jp/about/ir/index.htm  . Acesso em: 30/08/2019

Wikipedia “Acidente Nuclear de Fukushima”  Disponível em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear_de_Fukushima_I . Acesso em 30/08/2019

A empresa Toshiba Co. , empresa que fabrica desde semicondutores até tecnologia de energia nuclear, fundada no fim do século XIX com sede em Tóquio foi alvo de um escândalo que abalou não só o continente asiático como o mundo todo, no ano de 2015. Em seguida, vamos expor fatos e identificar fragilidades da governança à época, que culminaram na demissão do CEO Hisao Tanaka e mais 8 membros do conselho. O novo CEO Masashi Muromachi, logo tratou de instaurar um comitê para realizar uma auditoria detalhada na contabilidade dos anos anteriores.

A auditoria detectou que houve deturpação nos números divulgados em  anos anteriores a 2015, fato que ficou mais evidente com o desastre de Fukushima em 2011 , levando os executivos a serem pressionados a estabelecer metas bem maiores em outras divisões, para compensar essas perdas. Fica evidente a falta total de Responsabilidade Corporativa, a fim de prezar pela longevidade da instituição.

Ficou claro também a disseminação de uma cultura descendente em que o pessoal do alto escalão incentivava seus subordinados a realizarem “contabilidade criativa” , estimulando ganhos com comissões para que as metas fossem atingidas. Essa cultura ficou tão enraizada que durante 8 anos não houve uma denúncia de irregularidade. Aqui constatamos que a empresa já tinha deixado de lado qualquer forma de melhores práticas de Compliance .

Ao fim das investigações, órgãos reguladores aplicaram sanções e a Bolsa de Valores de Tóquio passou a classificar a Toshiba no rol de empresas com controles internos inadequados, resultando em perdas financeiras e de valor. A Ernest & Young que avaliou e assinou os balanços, também foi investigada. Não demorou para que os ex-executivos e o próprio CEO Tanaka fossem processados, pois a Lei da Corporação Japonesa estipulava responsabilidade por qualquer dano incorrido. No fim de 2015, os novos executivos se comprometeram a melhorar a Transparência das informações divulgadas, o que acaba resultando no respeito pela Equidade, tratamento justo para com todos stakeholders , investidores e sócios da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com