TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO HARVARD ESCÂNDALO DA CONTABILIDADE DA TOSHIBA

Por:   •  4/11/2019  •  Resenha  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Resenha Crítica de Caso

Luiza Pacheco da Costa Fernandes

Trabalho da disciplina Governança  Corporativa e Excelência Empresarial                                                                     Tutor: Prof. Ricardo Barbosa da Silveira

Fortaleza, 02 de outubro de 2019

CASO HARVARD ESCÂNDALO DA CONTABILIDADE DA TOSHIBA

Referência:  The Toshiba Accounting Scandal: How Corporate Governance Failed

O texto proposto para análise, trata-se do fato ocorrido na empresa Toshiba, no tocante a sua contabilidade e os valores apresentados durantes diversos anos.

O que podemos verificar é que a questão da transparência não foi levada em consideração. Os verdadeiros valores foram mascarados, talvez por receio de que se os verdadeiros valores fossem apresentados, a segurança creditada na empresa fosse reduzida.

A questão que precisam ser visualizadas para se fazer parte do conselho administrativo, parece que durante um bom tempo não foi considerado pela Toshiba. Se faz necessário que participe pessoas que tenham formações distintas uma das outras, com características e formações que possam completar uma a outra.

Tanto que, após o ocorrido, o presidente veio à público e assumiu o compromisso de compor o comitê com pessoas que seguissem o indicado, ou seja, fossem transparentes, éticos, formações diversas, que não só integrassem o quadro da empresa, mas também convidando externos que trouxessem uma visão diferente para a empresa.

Outro ponto é que a cultura difundida na empresa, ela tem realmente força. Enquanto estivermos com os olhos apenas nos resultados, sem interessar de que forma esse é alcançado, dos funcionários dos cargos mais baixos ao mais alto, começam a agir dessa forma (o que foi o caso).

Não se pode ignorar esse ponto em qualquer empresa, se a política interna é ter números positivos independente da forma (seja enganando seu colega de trabalho, fraudando números ou omitindo dados), isso será acolhido por todos, tornará uma prática comum e nenhum funcionário acusará, ou achará irregular.

Isso gera, como ocorreu no caso Toshiba, um desgaste na marca, uma série de repercussões judiciais e redução na confiança. E isso trouxe grandes desafios para quem iria assumir o papel de CEO.

Identificar os motivos causadores de tantos desgastes, definir estratégias e redefinir posturas, nesse caso, trouxe à tona questões de grande valia para reflexo nos procedimentos de outras empresas.

Diversos pontos podem ser destacados, necessária a transparência, a confiança e a adequação aos novos padrões de governança que estavam sendo instalados.

Precisamos estar atentos, pois como vimos, devemos sempre reanalisar as atitudes; ter auditoria interna, porém os olhos voltados para a externa; não ter receio de fazer reestruturação e mudar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (180.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com