TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica: Gestão por Competências na Prática

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  1.648 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Edson Da Silva Cassiano                                RA:9049445143

Resenha Crítica: Gestão por Competências na Prática 

Muito se fala em Gestão por Competências na área de RH, mas pouco é feito devido ao trabalho que existe para ser aplicado e muitos gerentes não se importa com essa necessidade. Minha visão com relação a gestão por competências aplicada adequadamente dentro do processo de visão, missão e valores da empresa e as oportunidades interna e externa da empresa, surge um excelente resultado.

   Lendo um artigo no site do rh.com.br sobre Gestão por Competências na Pratica, conta a historia de uma empresa que se chama Berlanda. A empresa é sediada em Curitibanos. SC. Atua no segmento de varejo de moveis e de eletrodomésticos.

   O diretor de RH da Berlanda Augusto Dotti, decidiu colocar esse programa esse programa em prática pois via uma necessidade cada vez maior de atender as necessidades e ver como andava o desenvolvimento dos colaboradores dentro da empresa. Dotti explica também que a gestão por competências busca à explicação do que a empresa necessita trabalhando para o desenvolvimento do capital humano dentro da Berlanda. Entendo também que nos nossos dia as maquinas e ferramentas que no passado eram valorizadas e importantes, não são mais nossos dia mas sim o ser humano que pode estar bem dentro da empresa ou não, dependendo de como essa pessoa esta pode refletir muito nos ganhos e na imagem da organização.

   Para o início do programa foi feito uma construção de um inventario comportamental ligado a missão, nos valores e na visão da empresa, isso coloca na cabeça dos colaboradores a ideia de pensa como empresa no que ele representa e faz parte de tudo ligado na empresa. Isso vai desde o presidente ao diretor, gerente e ao funcionário mais de baixo. Tenham o mesmo comprometimento.

  Para isso Dotti foi ouvir todos da Berlanda. Fez com que os colaboradores falassem o que deveria muda como comportamentos e habilidades, que fosse eficaz para o bom desempenho no seu setor e os comportamentos que não desejariam mais em suas áreas que mudasse tudo.

  Juntando todo esse trabalho feito é so fazer um quadro de competências da empresa. Aí dentro desse quadro da Berlanda os gestores de RH poderão extrair os comportamentos e perfil adequados para cada cargo. Passa - se a conhecer mais as necessidades o desempenho de cada função exigências que os colaboradores terão dentro da empresa.

  Isso vai fazer com que o próprio RH consiga analisar se um determinado candidato esta preparado para assumir a vaga se o perfil do candidato ira bater com a vaga, também se suas ideias são de acordo com visão, missão e valores da empresa. Gestão por Competências quando bem aplicado por todos, onde o RH trabalha junto com outros setores da empresa, ocorre uma sensibilização no processo junto aos colaboradores. Feito reuniões que visa uma estrutura administrativa que passa pelo supervisores, gerentes de loja  até chega aos vendedores.

  Vi que se tem muito trabalho para o programa de gestão por competências, gera se muito custo de implanta o programa, onde deve entra algumas variáveis como o ramo da atividade, filiais, número de colaboradores e diversidade das funções.

Entendi que dentro da Berlanda funcionou o programa de gestão por competências e que segundo Dotti a ideia é de aplica em outras lojas da empresa. A empresa também adquiriu o GCA- R&S, GCA- T&D e com avaliação 360 graus. Ferramentas que proporciona agilidade, segurança que oferece vantagens de elimina papeis no processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com