TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Artigo Gestão de Empresa Familiar

Por:   •  9/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 8

Ana Caroline Ferreira de Souza

Beatriz Jennifer Ribeiro da Silva

Eryck Souza Crisóstomo

Gabriel Fonseca Nonato

Ingrith Suellen Sales

Letícia Ribeiro Lima

Lucas Bandeira Mesquita

Roberto Junior Nascimento de Oliveira

Valdicéia Figueredo da Silva

Resenha Crítica

Geremia, C. A., Schmitt, D. C., & Zanella, C. (2020, maio/ago.). Nível de maturidade em gerenciamento de projetos: estudo de caso em empresa familiar de médio porte do ramo alimentício. Revista de Gestão e Projetos (GeP), 11(2), 110-132.

          A referida obra tem como autores: Cassius Alexandre Geremia, Mestrando em Administração e Ciências Contábeis, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECO. Daniela Carine Schmitt Mestranda em Administração e Ciências Contábeis, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECO e Cleonice Zanella Doutora em Administração pela UFSC Professora do programa de Pós-Graduação em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECO. Chapecó – Brasil.

          O artigo está estruturado em seis seções, com a contextualização do tema, apresentação do problema, objetivos e justificativas, após será apresentado o desenvolvimento da revisão da literatura dividido em quatro subseções: gestão de projetos, maturidade em gerenciamento de projetos, gestão de projetos em empresas familiares e estudos correlatos. Na seção três serão apresentados os procedimentos metodológicos, após serão discutidos e apresentados os resultados, e ao final serão tecidas as conclusões e apresentadas as referências bibliográficas.

          O objetivo deste estudo foi de analisar o nível de maturidade de gerenciamento de projetos de uma empresa familiar do ramo alimentício localizada no oeste catarinense. O estudo caracteriza-se como estudo de caso de natureza descritiva, com abordagem quantitativa. A ferramenta de análise utilizada foi o Modelo de Maturidade de Gestão de Projetos - MMGP. A contribuição teórica do presente estudo ocorre em função de ser um estudo aplicado no ambiente de empresas familiares fazendo uso da ferramenta MMGP, esse  modelo utiliza seis dimensões para desenvolver a aplicação: 1) alinhamento estratégico; 2) Competência técnica e contextual; 3) Metodologia; 4) Informatização; 5) Estrutura organizacional; e 6) Competência comportamental (Prado, 2010). o qual preencheu uma lacuna da literatura científica, além de seus dados servirem de base para o desenvolvimento da maturidade de projetos em outras empresas familiares.

          Em termos práticos, a maturidade em gerenciamento de projetos pode ser entendida como um nível em que a empresa constrói uma base suficiente de ferramentas, técnicas e processos, de maneira que ao final do projeto os gestores sejam capazes de compreender e discutir criticamente a metodologia utilizada, além de desenvolver recomendações e aprender com as falhas cometidas (Crawford, 2006; Campos et al., 2020). Sendo assim, as organizações buscam no conhecimento formas de superar as dificuldades encontradas no dia-a-dia destas, o gerenciamento de projetos pode ser uma destas ações.

          Esse modelo de gerenciamento de projetos adotado pela empresa neste estudo de caso “varrem” as chances de erros para fora do negócio, tais como falhas na comunicação sobre quando e como cada tarefa deve ser executada; planos com dados insuficientes ou desconectados com o objetivo; prazos atraentes para o cliente; conhecer as aptidões de sua equipe proporcionando melhor qualidade e outros que darão suporte ao gestor enxergar os melhores procedimentos a serem implementados a fim de garantir que o projeto dê certo.

          O setor de projetos foi constituído mais recentemente na empresa presente neste estudo de caso, há aproximadamente 5 anos, e atingiu seu pico de profissionais entre 2015 e 2016, quando possuía cinco colaboradores no quadro, por conter projetos mais robustos, dentre eles, a construção do novo centro administrativo.

          A queda do número de projetos no ano de 2019 em relação aos anos de 2018 e 2017 se dá pelo fato que a empresa modificou a política de investimentos com captação pública no ano de 2019, passando a restringir o volume de investimentos em projetos de melhoria e ampliação. O acompanhamento destes projetos pela equipe responsável, auxilia no desenvolvimento e alocação dos recursos de forma mais assertiva, aumentando o reflexo positivo dos investimentos, da mesma forma que é discutido no trabalho de Cardoso, Ziviani e Duarte (2017). Porém esse baixo nível de maturidade é explicado pelo pouco tempo da criação do departamento de projetos na empresa estudada, o qual ainda demandará de tempo de desenvolvimento dos profissionais para acompanhar o seu desenvolvimento.

          É possível observar no artigo também que algumas dificuldades já são características da gestão de pequenas e médias empresas, como a dificuldade de delegar poder de decisão e falta de formalização nos projetos de gestão, vale ressaltar também que os gestores das empresas devem sempre buscar conhecimentos de práticas de gestão de projetos, para conhecer cada vez mais os escopos, bem como explica o autor Kammerland & Essen, 2017). As certificações profissionais podem auxiliar os gestores atuantes nas pequenas e médias empresas a desenvolverem-se no processo de amadurecimento e profissionalismo na execução dos processos de gestão, entre estas, destaca-se a certificação Project Management Professional (PMP), a qual possui reconhecimento mundial e figura como a mais alta certificação neste contexto. Quando as empresas possuem colaboradores com essa certificação, apresentam um nível mais elevado de maturidade em gestão de projetos (Patrício & Neto, 2019)

         Estol e Ferreira (2006), salienta que um dos estágios da empresa familiar é a maturidade de seus projetos, possuindo rotinas bem estabelecidas. Logo, partindo da análise das respostas através do Modelo MMGP, as empresas já têm de adotarem práticas de melhorias contínuas dentro de seus processos.              Para o alcance dos objetivos, os questionários foram distribuídos entre gerentes e coordenadores, após a coleta os dados foram analisados através das ferramentas propostas pelo estudo. Os resultados apontaram para um nível de maturidade em gerenciamento de projetos considerado fraco quando comparado com diversas empresas de outros segmentos, indicando necessidade de planos de melhoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com