TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Implementação de Sistemas ERP

Por:   •  5/5/2016  •  Resenha  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

         


Resenha: Implementação de Sistemas ERP



O ERP designa um sistema operando sobre um banco de dados unificado com o objetivo de auxiliar a gestão das empresas reunindo e integrando informações de áreas diversas como Logística, Produção, Financeiro, Recursos Humanos, etc. Em suma: as ferramentas ERP vêm ajudando a integrar sistemas que antes funcionavam de modo isolado. A implantação de sistemas ERP – como acontece com qualquer ferramenta traz tanto vantagens quanto desvantagens para as organizações que optam pela sua utilização. As principais vantagens da utilização de sistemas integrados de gestão: automatização das tarefas, como consequência da eliminação de interfaces manuais; economia de tempo; redução de custos; aumento da produtividade; melhoria da qualidade da informação disponível na organização; redução nos limites de tempo de resposta ao mercado. Entre as desvantagens estão: a elevação de custos, demora na implantação, mudanças processuais, incompatibilidade com outros softwares, adaptação dos colaboradores, mudança cultural/organizacional e a dependência entre os setores (se um deles não alimenta o software, outro setor pode ser prejudicado até as que antes funcionavam de modo isolado).

Levando em conta as vantagens e desvantagens, sendo que as vantagens são muitas os custos e riscos também são de grande importância, pois haverá custo de preparação de funcionários para utilização da nova ferramenta. E os riscos é o que menos ocorre, mas existe uma minoria de empresas que não se adapta de forma precisa, levando o sistema a não funcionar normalmente.

O ERP vem se apresentando como alternativa de inovação e modernização de gestão empresarial. Conforme visto, apesar de ainda existirem fatores que dificultam a adoção desse sistema, essa ferramenta tem proporcionado grandes resultados. Sendo de grande importância a adaptação dos colaboradores ao sistema.

8. Referência: Sistemas de informações: Artigos Disponíveis em: Benefícios e Dificuldades dos Sistemas ERP
http://pt.wikipedia.org/wiki/ERP. Acessado em: 14/06/2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com