TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - O Segredo de Luisa

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.152 Palavras (9 Páginas)  •  1.109 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LUCIANO DE BRITO COSTA

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO “O SEGREDO DE LUÍSA”

NITERÓI

2017

LUCIANO DE BRITO COSTA

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO “O SEGREDO DE LUÍSA”

Trabalho apresentado à disciplina de Prática III do curso de Administração da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, como requisito para o V2 solicitado pelo professor Waldemir Oliveira Nunes

NITERÓI

 2017

SUMÁRIO

1 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        3

2 RESUMO DA OBRA        3

3 RESUMO DOS CAPÍTULOS        5

3.1 Capítulo 1 – A motivação e o perfil do empreendedor        5

3.2 Capítulo 2 – A avaliação de uma ideia        5

3.3 Capítulo 3 – O Empreendedor busca ajuda        6

3.4 Capítulo 4 – O Plano de negócios        6

3.5 Capítulo 5 – A busca de recursos para implementação da empresa        6

3.6 Capítulo 6 – A Consolidação        7

4 CONCLUSÃO        7

5 ANÁLISE CRÍTICA        8

6 CREDENCIAIS DO AUTOR        8


1 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

       DOLABELA, Fernando. O SEGREDO DE LUISA: Uma ideia, e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. 10. ed. São Paulo: Cultura, 1999. 312 p.

2 RESUMO DA OBRA

       Luisa nasceu na cidade de Ponte Nova, interior de Minas Gerais, filha de D. Maria Helena e Seu Geraldo, noiva de Delcídio, funcionário da Prefeitura de Ponte Nova. Luisa foi aprovada em seu primeiro vestibular, para Comunicação, não chegou a cursar, pois, seu pai considerava uma profissão sem futuro, mas na verdade o que ele queria era realizar o seu sonho através da filha. Devido ao ciúme que sentia de Luisa e por não suportar a ideia dela ter um nível intelectual superior ao seu, Delcídio não apoiava nem incentivava ela a fazer seu curso superior.

       Aos vinte anos de idade cursava o quinto ano de Odontologia na cidade de Belo Horizonte. Em seu apartamento em Belo Horizonte Luisa oferece a um colega de faculdade um pouco da goiabada cascão feita por sua tia e madrinha Fernanda (Fernanda era um modelo, admirava sua tia e o que mais lhe chamava a atenção era a independência que ela tinha). Diante a reação do seu colega, estando satisfeito pediu a Luisa a sobra do doce para levar pra sua mãe, algo dentro de dela despertou para uma nova oportunidade. Luisa começa a enxergar a goiabada cascão como a concretização de seu sonho, de ser independente, ser o ponto central de seus próprios sonhos, deixar de viver o sonho dos outros, referindo-se a sua faculdade e a seu noivado, ainda que ela mesma tivesse que construir o seu próprio mundo. Luisa começa a buscar informações sobre o assunto através de leituras, conversas com pessoas que lhe cercavam, procurava saber mais sobre fabricantes, passa também a buscar aliados para a concretização do seu sonho, sua tia Fernanda foi sua primeira “vitima”. Depois da conversa com sua tia sobre seu projeto e aconselhada por ela, procurou pessoas que realmente entendessem do assunto para dar-lhe informações necessárias para colocar em prática seu empreendimento. Luisa em sua busca encontra quatro pessoas que foram fundamentais ma sua trajetória. Pedro, professor de Empreendedorismo que lhe mostra que abrir um negócio vai muito além de somente dominar a confecção da matéria prima, mostra a Luisa que o empreendedor tem que ter foco, evitar dispersões e que o sucesso é proporcional á dedicação, o empreendedor só aprende fazendo. Eduardo, professor e consultor de Administração, que ensina e auxilia Luisa passo a passo no seu plano de Negócios. André, um empresário de sucesso, que torna-se o seu mentor em seu Plano de Negócios e uma espécie de “padrinho”. Rodrigo, namorado de Tina sua irmã mais nova, estudante de administração pela UFMG, apresenta a Luisa a Empresa Júnior, as Incubadoras de Empresas, trazendo a solução que Luisa precisava para elaboração do seu estudo de analise financeira em seu Plano de Negócio. Tendo elaborado seu Plano de Negócios, passo a passo como lhe foi instruído, ela corre em busca da concretização de sua empresa, encontra pela frente barreiras que em determinados momentos a fazem titubear chegando a pensar que todo seu esforço não teria sido válido.

3 RESUMO DOS CAPÍTULOS

3.1 Capítulo 1 – A motivação e o perfil do empreendedor

       O livro começa com um trecho narrando o momento em que o autor dá a entender que Luísa ganhará o prêmio de Melhor Empreendedor Global do Estado de Minas Gerais. Mas antes que o vencedor seja revelado ele volta ao início da história, retratando um romance que faz parte da trajetória da vida da personagem principal.

         A história se passa entre a cidade de Ponte Nova, interior de Minas Gerais e a capital Belo Horizonte. Retrata a história de uma jovem estudante, bem sucedida, aos 20 anos, Luísa estava noiva e cursava o quinto ano de odontologia. Nasceu em Ponte Nova, deixou os pais e foi para Belo Horizonte com a intenção de fazer o ensino superior, mas esse na verdade era um sonho dos pais. Faltando um ano para se formar Luísa começou a passar por uma etapa de grandes decisões em sua vida.

       Luísa era admiradora de sua tia e madrinha Fernanda, a única empresária da família. Luísa desde pequena trabalhou com a tia em suas férias e ela sempre foi uma fonte de inspiração. Na loja de Fernanda era servida uma goiabada que ela mesma produzia e que todos eram fascinados pelo sabor, e foi aí que Luísa viu sua chance de se tornar uma empresária de sucesso.

3.2 Capítulo 2 – A avaliação de uma ideia

       Depois de ter uma conversa com Fernanda, Luísa viu a necessidade de buscar novas ideias e conselhos, nessa procura tomou conhecimento de um professor na disciplina recém criada de empreendedorismo, que se chamava Pedro e marcou uma conversa com o mesmo. Antes de conversar com esse professor, ela resolveu fazer um teste de qualidade da goiabada comparando com outra concorrente do mercado, usou a irmã como cobaia. Quando começou a conversar com Pedro, ao contrário das respostas que esperava, só conseguiu ficar com mais perguntas já que Pedro mostrava para ela sua experiência, assim abrindo sua mente. Pedro falou à Luisa sobre a necessidade de criar uma rede de contatos, buscando identificar pessoas que realmente contribuirão com suas pretensões, mostrou que o empreendedor busca o diferencial do seu produto, seja o sabor, a qualidade, a forma de distribuição, embalagem e propaganda. Tudo o que possa fazer seu produto mais atrativo do que o do concorrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com