TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO PARA PEQUENAS EMPRESAS

Casos: MODELO DE FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO PARA PEQUENAS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

Ao longo dos anos 60, começou-se a observar que a busca incessante pelo menor custo através do aumento da produtividade proporcionado pela produção em massa (economia de escala) não era mais suficiente para manter a lucratividade e a competitividade das empresas, pois os clientes começaram, por exemplo, a considerar a qualidade além dos preços dos produtos. Com o tempo, outros critérios competitivos (flexibilidade, prazo, inovação) foram sendo incorporados ao contexto (BOLWIJN e KUMP, 1991). A partir disso, começou-se a verificar que a função produção tinha um papel fundamental no atendimento destes critérios ou de um conjunto deles e, com isso, despertou-se para a necessidade de se analisar a tomada de decisão relativa à produção não mais exclusivamente dentro de uma perspectiva operacional e de curto prazo, mas considerando também uma abordagem estratégica, abrangente e coerente desta função em relação à estratégia competitiva das empresas (HAYES e WHEELWRIGHT, 1984).

Com esta mudança de postura em relação à produção, começou a surgir um campo de pesquisa interessado em analisar o vínculo entre competitividade e produção. A partir deste momento, verificou-se, mais uma vez, que custo e eficiência não eram mais os únicos critérios competitivos da produção e que outros critérios (prazo, qualidade, flexibilidade) poderiam dar suporte à estratégia competitiva da empresa, dependendo das circunstâncias existentes de mercado (BOLWIJN e KUMP, 1991). Deste modo, começaram a se desenvolver os estudos sobre estratégia de produção objetivando incutir na função produção a visão estratégica de tal forma que as decisões tomadas nesta função passem a ser coerentes tanto com a estratégia competitiva quanto com as outras funções administrativas da empresa considerando também as competências internas da função produção.

Para isto, os estudiosos concentraram esforços em duas grandes áreas: conteúdo estratégico, a qual está interessada em entender o que compõem as estratégias; e o processo de formulação, que estuda como as estratégias são formadas. Para este desenvolvimento, os pesquisadores apoiaram-se nos estudos existentes sobre estratégia competitiva e marketing.

Vale ressaltar também que, apesar do desenvolvimento teórico e conceitual destes estudos sobre estratégia de produção, Adam e Swamidass (1989) defende a necessidade de realização de mais trabalhos empíricos neste campo de pesquisa para validação de algumas argumentações teóricas e, igualmente, para a exploração de algumas lacunas existentes no campo.

Uma destas relaciona-se a estudos sobre o processo de formulação das estratégias de produção. Swink e Way (1995) corroboram com estas afirmações, todavia reforçam que os próximos trabalhos sobre formulação devem ser feitos dentro das empresas, através de métodos de pesquisa qualitativos e exploratórios, pois, de acordo com seus levantamentos sobre publicações em revistas especializadas, a maioria das pesquisas empíricas existentes são baseadas em surveys.

Diante do exposto, o artigo em questão objetiva apresentar um modelo de formulação de estratégias de produção para pequenas empresas desenvolvido a partir de um estudo de caso realizado em três pequenas empresas de construção civil do Rio Grande do Sul, considerando para isso as peculiaridades do porte das organizações, bem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com