TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre a Reforma

Por:   •  19/4/2019  •  Resenha  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha: Reforma do Estado

O Estado Brasileiro passou pela primeira experiência de Reforma a partir de 1930, até esse período tratava-se de um Estado intervencionista. Entre os anos 30 e 60, considerando particularmente o pós Segunda Guerra Mundial, há um período de prosperidade econômica e de aumento dos padrões de vida sem precedentes na história da humanidade, como bem destaca o autor. Porem já nos anos 70 surgiu uma crise global vivenciada pelos estados modernos, a mesma é caracterizada pelas altas reduções das taxas de crescimento econômico, um descontrolado aumento da inflação acompanhado do crescente desemprego. Bresser afirma que tal crise ocorreu devido ao crescimento distorcido do Estado e aos processos de globalização. (BRESSER-PEREIRA, 1997, p. 49).

Como solução à referida crise, surge a tese neoliberal do Estado mínimo, tese rebatida com críticas pelo texto em analise, pois a proposta consistia na redução do aparelho estatal e na sua forma de atuar, o mesmo iria garantir o equilíbrio entre a oferta e demanda, de forma indireta e paralelamente continuaria sustentando o desenvolvimento econômico global.

Nesse ponto, cumpre observar que o autor ressalta a atuação do Estado como meio necessário há garantir os direitos positivos dos cidadãos, expondo que “não apenas suas tarefas clássicas de garantia da propriedade e dos contratos, mas também seu papel de garantidor dos direitos sociais e de promotor da competitividade do seu respectivo país” (BRESSER-PEREIRA, 1997, p. 49).

O autor apresenta a reforma do Estado construída em torno de quatro problemas principais, que seriam a delimitação do tamanho do Estado, a redefinição do papel regulador do Estado, a recuperação da governança e o aumento da governabilidade.

Para cada questão é analisada uma possível solução, na questão da delimitação do tamanho do Estado é apresentada as ideias de privatização, publicização e terceirização; o aspecto regulatório diz respeito à maior ou menor intervenção governamental no mercado; a questão da governança relaciona-se aos aspectos financeiros, estratégico e administrativo e por fim o aumento da governabilidade busca formas de legitimar o governo frente à sociedade e adequar as instituições para a consecução do interesse público.

Após a crise do Estado Liberal, o papel do Estado muda, surge a necessidade de intervenção no mercado e meios de produção, essa ideia volta a crescer no Estado e consequentemente com o aumento da responsabilidade e das demandas, há um excessivo crescimento da administração pública nas áreas da regulação, praticamente em todos os planos, há também um aumento da carga tributária e de todo o aparelhamento dos quadros de servidores públicos.

O Estado expandiu de forma tão descontrolada que gerou a ineficiência em atender às necessidades dos próprios cidadãos, que a esse ponto se tornaram clientes. Conforme destaca o Autor, é justamente esta ineficiência que faz necessária a reforma.

A partir dessa análise, as recomendações de Bresser-Pereira deram origem ao Plano Diretor. Com isso as atividades estatais foram divididas em dois grupos: atividades exclusivas do Estado, executadas pela cúpula da Administração e consistentes em legislação, regulação, fiscalização, fomento e formulação de políticas públicas; e atividades não exclusivas do Estado, que consistem nos serviços competitivos e atividades de apoio.

Objetivos como melhorar as decisões estratégicas do governo e da burocracia; garantir a propriedade e o contrato, promovendo o bom funcionamento dos mercados; assegurar a autonomia e a capacitação gerencial do administrador público; é, dentre outros, o que se buscava com o modelo proposto pelo autor, trata-se da administração pública Gerencial, o ponto essencial de toda resenha.

O autor caracteriza muito bem o que seria o Estado gerencial:

Governar é fazer os compromissos para alcançar a maioria, é definir as leis e políticas públicas, é tomar decisões estratégicas voltadas para o interesse público e nacional – é aperfeiçoar e garantir o estado enquanto regime político. Mas governar é também administrar a organização do estado: é políticas, é aperfeiçoar constantemente o aparelho do estado de forma a operar os serviços públicos com qualidade e eficiência – é tornar o estado, Estado Gerencial. (BRESSER-PEREIRA, 1997, p. 50).

Estes objetivos seriam alcançados, conforme afirmado por Bresser-Pereira, simplificadamente por meio da distinção entre a propriedade estatal, a pública não estatal e a privada, assim como no desenvolvimento de instituições que tenham legitimidade na representação dos interesses comuns e claro, com o ajuste fiscal e a reforma administrativa.

CRÍTICA

Ao analisar as ideias propostas por Bresser-Pereira, no contexto da Reforma do Estado posta em prática nos anos 90, torna-se claro, frente a uma análise contemporânea, que pouco de fato se atingiu na mudança da burocracia estatal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com