TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha a Industria do Petrole

Por:   •  9/8/2016  •  Resenha  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Foi no ano de 1859 que por um acaso, através de uma perfuração de um poço rudimentar Edwin L. Drake encontrou vestígios de petróleo e deu-se inicio a exploração comercial deste material que vem gerando centenas de milhares de dólares pelo mundo, deste acaso iniciou o que hoje gira como o maior industria do mundo.

No Brasil há registros de tentativas de perfurações dos anos 1864, contudo o ano da real descoberta que foi em 1897 onde o fazendeiro Eugenio Ferreira de Camargo que perfurou na região de Bofete em SP o primeiro poço de petróleo do Brasil.

Para muitos estudiosos o petróleo vem sendo como a principal fonte de energia do mundo, e desta forma a maior indústria e a mais lucrativa, contudo nos dias atuais, por ser uma forma de energia não renovável, acaba-se tornando não muito vantajosa, contudo ainda uma das principais formas de fonte de energia do mundo.

Em 03/10/1953 foi sancionada pelo presidente da republica, Getulio Vargas a Lei nº 2.004, onde declarava o monopólio a União Federal qualquer atividade relacionada à industria do petróleo no Brasil. Foi através desta lei que houve a criação de uma empresa estatal que deveria executar as atividades referentes ao petróleo, neste momento nascia a Petrobras, constituída legalmente em 12/03/1954.

A Petrobras teve uma criação nacionalista uma vez que se acreditava que com a criação desta estatal não seria mais necessário à importação de petróleo, o que prejudicava a balança comercial do Brasil.

Contudo no Brasil não existia tecnologia e nem experiência para a exploração das atividades da indústria do petróleo.

Com o passar do tempo percebeu-se que sozinha a Petrobras não conseguiria fazer a exploração do petróleo brasileiro desta forma foi necessário buscar auxilio de outras empresas que já usavam e exploravam o petróleo , deste momento começou o desenvolvimento da maior industria brasileira hoje conhecida como Petrobras.

A Petrobras já esteve entre as 12 maiores empresas de petróleo do mundo e pioneira na exploração de petróleo no mar, onde é extraída a maior parte do petróleo no Brasil. A Petrobras se tornou uma empresa internacional buscando ativos estrangeiros alavancando a empresa e o seu capital melhorando assim as industria do petróleo no Brasil.

A Petrobras hoje tem campo de mercado na indústria de petróleo em outros países que tamanha a potencia que se tornou aos longo dos anos, contudo nos dias atuais com descobertas de grande corrupção entre os órgãos públicos e a chefia da Petrobras o que causou um pouco de transtornos na maior empresa nacional, e desta forma a quebra de confiabilidade da empresa no mercado internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com