TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: A Indústria do Petróleo no Brasil

Por:   •  9/8/2016  •  Resenha  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 2

A indústria do petróleo e gás no Brasil apresenta nos dias atuais uma das mais fortes no mundo, contudo o Brasil ainda não é um pais autossuficiente na produção de petróleo, contudo estudos apontam que com a regulamentação da exploração do petróleo e gás pela Agencia Nacional do Petróleo – ANP, no ano de 2020 o Brasil estará praticamente autossuficiente em exploração de petróleo e gás sendo necessário apenas uma pequena parte ser importada.

A indústria do petróleo no Brasil apresenta 5 atividades principais, lembrando que a ANP deve autorizar esta atividade pela empresa que quer efetuar este serviço, para a sua prospecção ate a sua comercialização, lembrando que o petróleo são hidrocarbonetos que se encontram em rochas porosas que foram processados físicos e quimicamente durante milhares de anos o que o torno um meio de produção de energia não renovável e cada vez mais escasso.

As principais atividades da indústria do petróleo no Brasil são:

• Exploração: nesta atividade são feitos estudos geológicos, geofísicos e geoquímicos, alem de mapeamentos e verificações para ver a probabilidade de se conseguir extrair petróleo da área estudada, se o mesmo vale se torna viável para a exploração.

• Explotação: após os estudos da exploração, vem a fase de se retirar o hidrocarboneto do local, através de técnicas cada vez mais avançadas e eficientes para gestão do petróleo.

• Refino: esta atividade separa a água, o petróleo e o gás, após esta primeira divisão o hidrocarbonetos são separados em diversas formas de utilização do petróleo sendo combustíveis, asfaltos, plásticos, lubrificantes dentre outras formas comerciais de utilização do petróleo.

• Transporte: como a explotação é efetuada distante dos centros de refino o transporte se faz necessário desta forma através de gasodutos e oleodutos, alem de navios, caminhões e ate vagões, tudo para uma melhor e mais pratica forma de transporte da matéria prima, o hidrocarboneto.

• Distribuição: após o refino a distribuição dos materiais advindos do refino se faz necessário a distribuição para o consumidor final tarefa realizada na atividade de distribuição do produto final ao consumidor final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com