TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO FILME - GIGANTES DA INDÚSTRIA

Por:   •  9/8/2018  •  Resenha  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  2.596 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]“Pastor Enéas Tognini”

RESENHA CRÍTICA DO FILME “GIGANTES DA INDÚSTRIA”

Olanda Corregiarri

ADS – Período Noturno

São Paulo

Março de 2018

Apresentação

A Série “Gigantes da Indústria”, em inglês “The Men who built America”, tradução para o português “Os homens que construíram a América”, produzida por Stephen David para o canal de televisão History., em formato de documentário com 08 (oito) episódios, em média com 01 (uma) hora de duração cada episódio.

Apresenta a transição dos Estados Unidos de uma democracia quase falida para a potência mundial do capitalismo e tornar-se um grande império.

Síntese  

A história de importantes homens, como Cornelius Vanderbilt (um dos primeiros a acreditar que trens podiam impulsionar o transporte), Andrew Carnegie (criador da potente indústria de aço que possibilitou levantar tantos prédios em tempo recorde), John D. Rockefeller (criador do método de refinar petróleo, padrão em todo o mundo), J. P. Morgan (banqueiro a dar o primeiro passo para o sistema financeiro moderno) e Henry Ford (cujas fábricas produziram os primeiros automóveis acessíveis às massas), e que durante a segunda metade do século XIX e na primeira metade do século XX participaram ativamente da transformação, crescimento e expansão da economia dos Estados Unidos.

Estes homens protagonizaram o “sonho americano” berço do capitalismo onde as indústrias baseadas na navegação, ferrovias, petróleo, aço, energia elétrica, automóveis e finanças transformaram-se em “donos de impérios”, que com este poder elegeram presidentes, definiram políticas econômicas e influenciaram a maioria dos acontecimentos nos Estados Unidos num período de 50 anos, após o fim da guerra civil americana, em 14 de abril de 1865, quando o então presidente Abraham Lincoln foi assassinado, ficando o país dividido e todos sem saberem o que fazer. origem e o desenvolvimento de algumas das maiores empresas transnacionais existentes e que monopolizaram o mercado de sua época

Tal situação foi propícia para que esses homens visionários, enxergassem a carência do país por avanços tecnológicos e ousassem encarar o desafio e aproveitar as oportunidades.

Avaliação da obra

Por tudo isso “Gigantes da indústria” acaba se tornando um material de estudo de caso, tendo como foco os mais imponentes nomes da história econômica dos Estados Unidos, sendo possível entender um pouco a forma como pensaram e tentar espelhá-los em vários aspectos do cotidiano empresarial.

Mas essas riquezas foram construídas sobre uma forma de trabalho precária e exploratória, sendo que os pobres lutavam para conseguir viver, os ricos enriqueciam com o trabalho dos pobres, fortalecendo o “abismo” entre os ricos e os pobres.

Tornando questionável a gestão dos “Gigantes”, ainda mais quando eles decidem corromper a campanha presidencial e manipular a opinião pública para que eles mantivessem as indústrias e poder manipular o governo.

Até que ponto “Os fins justificam os meios ?” o trabalho em condições precárias e as manipulações nas eleições, fizeram dessas empresas impérios gigantes. Sim, trouxeram inúmeros benefícios e alavancaram sem dúvida, o desenvolvimento de uma nação. Foram visionários e tinham o poder tanto do capital quanto dos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com