TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de processos Administrativos

Por:   •  1/6/2015  •  Resenha  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 8

DESENVOLVIMENTO

Estrutura:

Essa análise sobre o tema planejamento estratégico mostra as principais características que compõem a estrutura da organização,levado em consideração as teorias e divisões de Henry Mintzberg e Sun Tzu .Essa resenha se divide em duas partes:a análise do conceito de Sun Tzu e a análise da divisão de Henry Mintzberg.

Objetivo:

Esse texto trata sobre o planejamento estratégico e tem como objetivo mostrar a importância que o planejamento tem sobre a organização .O autor aborda o início do planejamento estratégico ,mostrando os autores que contribuíram com os seus métodos e conceitos como Sun Tzu.E mostra a divisão e características das escolas descritivas e prescritivas divididas de acordo com suas características.

Pontos Fundamentais:

Toda organização tem a necessidade de um planejamento estratégico, este planejamento deve ser bem elaborado e conter os objetivos que a organização deseja alcançar.Um bom planejamento estratégico tem como função alcançar um resultado satisfatório.

Avaliação Critica :

O planejamento estratégico é o planejamento que envolve a organização como um todo,e e planejado para longo prazo e tem a preocupação de atingir os objetivos da organização.

Sendo este planejamento dividido em planos para cada departamento,com detalhes de cada tarefa a ser executada nos níveis operacionais da empresa.

No planejamento estratégico temos como referência o Sun Tzu que criou os primeiros passos para o planejamento estratégico. A qual temos a seguinte frase,citada por ele no livro "A Arte da Guera"Sun Tzu descreve assim:"Levo o inimigo a tomar minha força por fraqueza e minha fraqueza por força,enquanto isso ,faço com que a sua força se torne fraqueza e onde ele não é fonte".(SUN TZU ,2006,P.58). Ao analisar a frase de Sun Tzu , concordo com o seu ponto de vista, pois as organizações vem se tornando cada vez mais competitivo,e com a competitividade vem as responsabilidades e a obrigação de se manter uma empresa bem organizada.No meu ponto de vista ,as empresas atualmente para serem bem sucedidas precisam de um diferencial de outras empresas em relação ao planejamento estratégico ,ao ver que a competitividade se tornou algo tão ambicioso que muito dos objetivos e metas não são alcançados pelo simples fato de querer estar como líder e deixar de lado muita das vezes o planejamento.De acordo com a frase de Sun Tzu,ele enfatiza que e preciso ter o conhecimento de suas forças e fraquezas e a de seus concorrentes.O fato de se ter o conhecimento desses pontos fortes e fracos,não livra a empresa de erros ,mais a torna mais preparada para as ameaças e contra tempos do planejamento,quando a organização tem esse conhecimento e mais fácil manter o foco e buscar melhorias nos pontos fracos.

Na análise da divisão de escolas ,segundo o autor a escola de natureza prescritiva preocupa-se na formulação da estratégia,como e por quem as atividades serão realizadas.E na escola descritiva preocupa-se na descrição de como as estratégias são.Diante da afirmação de Mintzberg ,ele mostra que cada organização pode ser de natureza descritiva ou prescritiva ,variando de acordo com o tipo de negócio. Ao analisar este artigo observo que o autor não cita que as organizações podem ter mais de um tipo de gestão ,apenas descrevem os tipos de escolas.Em sua teoria Mitzberg não cita que há possibilidade de mais gestão em uma só organização.Apesar de que cada organização tem o seu ramo de negócio,o seu tipo de serviço ela não poderia se encaixar em apenas um padrão,ela pode sim ter características de escola prescritiva onde há o planejamento das tarefas ,a forma de execução e o responsável pelas tarefas a qual essas informações são necessárias em um planejamento estratégico .Pois sem o planejamento das execuções das tarefas não existe a possibilidade de alcançar um resultado satisfatório ,pois no mercado atual o mais importante e manter o ambiente interno bem organizado para que futuras ameaças ou modificações do ambiente externo não venha atrapalhar o sistema organizacional da empresa.Já da escola descritiva a empresa precisa ter esse foco ,criando estratégias que ao longo do tempo podem ser modificadas,variando de acordo com as mudanças do ambiente externo ,a economia e outros fatores que podem atingir diretamente ou indiretamente a empresa.Após a análise do artigo cheguei a conclusão que concordo com a exposição do autor ao tema "planejamento estratégico",a única observação é o fato de ter a falta da informação de que as empresas podem estar encaixada em mais de uma gestão.

Escola de design

A escola de design ela representa a mais influente visão em processo de formação estratégica, onde ela propõe busca e atingir uma adequação entre as capacidades internas e possibilidades externas das organizações .onde e evidenciado a matriz de swot , que auxilia a identificar os pontos fortes e fracos e mostra as ameaças e oportunidades. Segundo Mintzberg, qualquer processo de formulação estratégica no mundo real poderá incluir uma ou mais escolas de pensamento estratégico, dependendo da atual conjuntura em que vive a empresa. Assim, as dez escolas de estratégia contribuem para a formação da estratégia de uma empresa, pois elas se misturam e se complementam, sendo que a estratégia adotada num determinado momento ou situação deverá ser a que melhor atende a realidade da empresa. formação e elaboração de estratégias que passasse, a para a fase de avaliar quais estratégias devem ser usadas , onde Mintzberg sugere realizações de teste para avaliar. Consistência:a estratégia não deve apresentar objetivos e nem políticas mutuamente inconstantes.

Consonância: representa uma resposta adaptativa ao ambiente externo. Vantagem: propiciar a criação ou manutenção de uma vantagem competitiva. Viabilidade: não deve sobrecarregar os recursos disponíveis e nem criar subproblemas insuperáveis no qual pode ser feitas algumas analises a partir de proceder, centraliza e separação.

Escola de planejamento

Ela contribuiu para as definições dos conceitos de objetivos, metas e estratégias técnicas de analise de riscos e avaliações de estratégicas competitivas, e muito utilizado devido a sua influencia implícita em grande partes das teorias e da pratica estratégica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com