TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de relacoes de trabalho

Por:   •  17/7/2017  •  Resenha  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 6

RESENHA DE RELACOES DE TRABALHO E NEGOCIAÇÃO COLETIVA

Resenha do estudo Abordagem Historica da Reestruturacao Produtiva do Brasil de Marília Salles Falci Medeiros Que tem como  objetivo

A autora começa falando do anos 30 e o processo de acumulação (o taylorismo). FIM DA hegemonia agrário exportadora e inicio da predominância da estrutura produtiva de base industrial .1956 consolida essa ideia quando a renda do setro industrial supera a do setor a da agricultura.

Novo modo de acumulação diferente do agroexportador onde acontece coisas importantes como a regulamentação de leis em relação a trabalho e capital, e a intervenção do estado na esfera econômica fixando preços, distribuindo ganhos ou perdas entre os vários grupos capitalistas. OLIVEIRA

Estado precisa aumentar suas fincões ate a era kubchetr. Tendo varias atividades, onde o principal objetivo e transferir recursos e ganhos para a empresa industrial, fazendo dela o centro do sistema

Revolucao de 30 permite no meio paulista a aplicação do taylorismo para divisão de trablaho.

Maria das graças Druck deixa claro os interesses da aplicação desse processo dizendo que a conciliação dos interesses  e a cooperação entre empresários e trabalhadores impunha-se o controle sobre o movimento sindical a fim de assegurar um novo comportamento compatotivel com as exigências do industrialismo. Implentacao das leis trabalhistas.

O GOVERNO JUSCELINO KUBTSCHECK E A IMPLANTACAO DO FORDISMO NO BRASIKL

Grande processo de produção industrial e acumulação da capital. 50 anos em 5, onde acreditaca que o brasuk não poderia mais continuar prso a agricultura mas seria importante industrializá-lo, 40 % urbano 60% rural. Instaurar o plano de metas que visava supror falta de planejamento, abrindo o mercado extrangeiro, invsstimento direto responsabilizando o estado na manuntencao da infra estrutura.

Criou-se uma classe operaria e classe media ligada a produção de serviços e burocracia.

Importancia do Papel do estado na instauração do fordismo.

Vargas nacionalista – JK multinacionais

Industrias estrageiras enxergavam no brasil a forma de ampliação de capital já que operários estavam imedidos de manifestar não havendo assim problemas com resistências ao modelo proposto pelas multinacionais

Taylorismo – Fordismo no brasil tem uma forma nacional que descaracteriza sua essência mas que contribui muito para o processo de modernização no brasil.

O Fordimos teve o auge máximo de modernização com o golpe de 64 onde s eeliminaram as mobilizações politicas e sindicais do brasil .

No período da ditadura teve superexploracao do trabalho depreciação salarial, . Eis que entra o estado onde criara leis ditatoriais de um pais autoritário e de exceção o que causara um longo processo de repressão, onde todo e qualquer modelo que não seguisse os interesses políticos e econômicos ditatod spelo Estado e aos interesses do capital estranteiro era caracterizado como oposição ais interesses nacionais. Não se conseguiu o pleno emprego

A classe operaria viveu nosanos 70 no brasil o auge de um governo autoritário e ditatorial que impedia manifestacoe sde resistência.

Crise do Fordismo

Para Harvey a culpa esta na rigidez (investimentos de capital e fixo de larga escala, mercado de consumo e contratos travalhistas, compromisso do estado).

1968 – 1973 – milagre econômico Brasil grandes índices de crescimento econômico. Momento econômico no brasil totalmente diferente do momento que vivia os países centrais, Mesmo assim já começa a observar declínio na acumulação de capital         que so foram percebidos na década seguinte . autores colocam uma crise no setor de produção de bens duráveis

Para Alves: nesse período havia uma contradição entre a industrialização nacional e a mundial  onde nos anos 80 manifesta-se abertamenta a deterioração da economia capitalista no pais cpom a hiperinflação recessão crise da divida externa,

Numa tentativa desesperada de quitar essa divida, o pais se equilobrou no balanço de pagamentos adotando politicas recessivas que deixam o circuito interno de capital paralisado.

A REESTRUTURACAO PRODUTIVA NO BRASIL

Além da crise econômica – ressurgimento do movimento sindical e processo de abertura politica.

A reestruturacao teve duas características como aponta LEITE:  elemento comum e o seu caráter limitado e reativo; quanto mais o processo se aprofunda, mais nocivo se mostram seus efeitos sociais.

Comeca no final dos anos 70 inicio dos 80 com a aplicação do controle de qualidade (CCQs) – QUE DE Acordo com Leite – Foi introduzido em varias empresas a partir da preocupação gerencial em desviar ímpeto participativo dos trabalhadores para formas alternativas de organização que contasse com  maior controle gerencial.

A técnica não deu certo pela oposição dos sindicatos e resistência das empresas em aplocar gestão mais participativa.

O SEGUNDO MOMENTO DA REESTRUTURACAO PRODTIVA NO BRASIL ANOS – 80/90

Empresas procuram novas técnicas japonesas para organização do trablaho. Essas técnicas visavam maior trabalhos em grupos dando mais autonomia aos ttabalhadores.

No entanto as técnicas teriam resistências das empresas que eram autoritárias e não queriam os trabalhadores com mais pideres. Para que se tivesse uma técnica eles brasilianizacao da técnica japonesa tirando a autonomia dos operários na definição. O que fez mudanças poucos sisgnificativas na organização do trabalho.

NEOLIBERALISMO – precarização do trabalho, não elevando salários.

A degradação salarial intensa e extenuante obriga ao movimento operário, através d aacao sindical e grevista, a acentuar o eixo da sua acao neste universo. (antunes0)

Nadya Guimaraes – as mudanças mais importantes deste período não oram as realizadas dentro das fabricas – tecnilogias – mas pelas lutas no movimento sindical que neste período foram muito significativas no mundo operário.

Nesta década funda-se o partido dos trabalhadores com a proposta de estabelecer um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com