TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Capítulo Livro texto Organização, Processos e Tomada de Decisão

Por:   •  17/8/2019  •  Resenha  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 

Disciplina: ORGANIZAÇÃO, PROCESSOS E TOMADA DE DECISAO

Nome da Atividade: Atividade Avaliativa 1

Nome do Aluno: Maria Orminda Aparecida de Almeida

Polo: Tres Rios               Matricula: 1721310300

Resenha  do capítulo 1 do livro  texto Organização,   Processos   e   Tomada   de   Decisão  –  Unidade  1  –  Organização   e reorganização dos autores:  Altamiro Damian Préve, Gilberto de Oliveira Maritz, Maurício Fernandes Pereira.

   

O  primeiro  capítulo  do  livro  apresenta  conceitos de organização e mostra tipo e estruturas de um organograma nos ambientes internos e externos explicando os ambientes em que como uma empresa é dividida por meio de mapas de relacionamentos, apresenta também a importância dos layout nas organizações.  Descreve métodos e apresenta as funções onde os processos são aplicados e as características deixando claro como tudo ocorre na organização.

No inicio do capitulo os autores abordam os conceitos de vários autores sobre organização, deixando claro que a organização e reorganização, e que essa organização é dividida em cinco tópicos: Conceito de organização, organograma, tipologias e layout, gestão de processos, características de processos e instrumentos de organização. O objetivo é servir a sociedade, passando ao leitor o conceito de um grupo de pessoas organizadas com a finalidade de obter um mesmo objetivo e que tudo  que nos cerca são bens ou serviços. Durante a leitura desse capitulo percebe-se que as organizações precisam estar estruturadas em formato de gráficos e de concepções para auxiliarem as pessoas a interpretarem suas representações. O texto apresenta um organograma que mostra como são dispostos os órgãos ou setores, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre eles.   O organograma clássico ou piramidal nos da uma visão organizada da hierarquia de uma empresa e mostra que as estruturas  podem variar umas das outras dependendo da tipologia. Tem a tipologia da base mecanicista que tem uma estrutura mais burocrática ou seja divisão de trabalho, decisões centralizadas e hierarquia definida, sendo caracterizada pela formalidade; e a tipologia orgânica e mais flexível, com pouca divisão de trabalho, decisões descentralizadas e pela atuação em ambientes dinâmicos em que há troca de conhecimento e adaptação às demandas sendo a mais utilizada nas organizações. Toda organização possui os dois tipos de estrutura, sendo que uma deverá predominar  ante a outra.  

Segundo   Hall(1982),   qualquer  organização  é  dividida  em   ambientes   interno   e  externo, acompanhado  de   seus   materiais  e  pessoas,  e   seguindo  uma  rede   de   informações, caracteriza m  esses  ambientes  em  microambiente,   que  trata  das  relações  que  uma  organização   tem  com  consumidores,  fornecedores ,  concorrentes  e  regulamentadores;  e  o  macroambiente , que apresenta supor te para os níveis institucional, econômico, social, demográfico e ecológico.

A definição de layout tem a intenção de  proporcionar um espaço físico melhor para realizar as atividades com um fluxo de agentes, equipamentos e materiais melhores; são fundamentais para que os funcionários se sintam motivados. Os layouts são quantificados pelos indicativos de Qualidade de Vida do Trabalho(QV).  É em plano horizontal com uma base estrutural  que compõe dados suficientes para uma reação com fluxo de desenvolvimento de processos, são classificados em diferentes tipos conforme a organização há o layout administrativo e o layout industrial. Esse, é expresso em planta baixa com uso de escada enquanto o outro, deve contar os tipos de equipamentos instalados, produtos produzidos e o volume de materia prima ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com