TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Vídeo de Onde Vem as Boas Ideias

Por:   •  1/7/2016  •  Resenha  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  1.725 Visualizações

Página 1 de 2

Vídeo:

De onde vêm as boas ideias - http://www.youtube.com/watch?v=ICxBDZDQ7LQ

No vídeo, Steven Johnson desmente as grandes criações. Para ele, elas não são fruto de gênios criativos que em um insight são capazes de criar algo que mudará para sempre a história. Pelo contrário, as grandes criações resultam do amadurecimento de uma longa pesquisa, do exercício de pensar sobre, e, sobretudo, do ambiente.

A imagem do gênio solitário que tem um estalo, portanto, não passaria de mito. “Os momentos eureca são raros. E, quando realmente acontecem, são resultado de um processo lento e evolucionário”.

O que ele afirma é que as ideias partem inicialmente de um palpite que precisa de muito estudo, se conectar a outras pessoas com outros palpites e um ambiente propicio para que uma boa ideia possa nascer.

As pessoas tem receio em compartilhar as suas ideias talvez por vergonha ou de que alguém roube sua ideia, mas segundo o autor o importante é compartilhar e ouvir as opiniões das outras pessoas.

“O acaso favorece a mentes conectadas” Steven Johnson

Reflexão:

Após ver o vídeo o que mais me incomodou é se eu crio um ambiente propicio para novas ideias nas aulas e se eu ouço e compartilho opiniões com meus colegas de trabalho.

Se a classe é tranquila eu ouço e compartilho, mas as mais agitadas não dou muito espaço para talvez não perder o controle. Assim como o meu relacionamento com os colegas troco experiências com quem tenho mais afinidade. Preciso sair da minha zona de conforto e arriscar novas estratégias. Desde o inicio da escola de ensino integral eu mudei muito as minhas aulas, minhas atitudes, minha forma de pensar, e tenho que dar os créditos à PCA (observando as aulas e me orientando), a Silvana (que me deu alguns puxões de orelhas), aos colegas de trabalho que me ajudaram ao longo do processo e aos alunos que me ensinam sempre que dou abertura, mas ainda estou em crescimento e essa competência precisa ser melhor desenvolvida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com