TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha As ideias Fora do Lugar e o Lugar Fora das Ideias

Por:   •  29/11/2016  •  Resenha  •  4.900 Palavras (20 Páginas)  •  2.592 Visualizações

Página 1 de 20

LUCAS ORNELAS PAULETTI

LUCAS SILVEIRA DOS SANTOS

MAYARA VIVIAN DOS PRAZERES CRUZ

Compilação de resenhas de seminário

GRUPO 10 - IAU 0315

(Atenção: apagar as numerações de página dos pré-textuais)

Compilação de resenhas do texto “As ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias - Planejamento Urbano no Brasil” (et. al. A Cidade do Pensamento Único - desmanchando consensos) de Ermínia Maricato para a disciplina de Cultura, Ambiente e Sustentabilidade II, ministrada pela Prof. Drª. Luciana Bongiovanni Martins Schenk.

SÃO CARLOS

2016

O Livro e autora                                                                                       3                                                                        

Por Lucas Silveira dos Santos,  USP 9039288

Capítulo V - Parênteses:

A arquitetura brasileira iria conduzir o país à modernidade                   4

Capítulo IX - A representação da cidade: construção da ficção                           4

Por Lucas Ornelas Pauletti, USP 8531608 

Capítulo VII - O lugar fora das ideias: a realidade ignorada                                   7

Por Mayara Vivian dos Prazeres Cruz, USP 9807552

Capítulo VIII - Consequências da exclusão territorial.                                           9

Capítulo IX - Plano de Ação x Plano Diretor.                                                  11

Capítulo VI - Aparato regulatório exagerado convive com radical flexibilidade        14

O Livro e autora

As ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias - Planejamento Urbano no Brasil é um texto que compõe o compêndio “A Cidade do Pensamento Único - desmanchando consensos” com a associação dos autores: Ermínia Maricato, Otília Arantes - doutora em filosofia e Livre Docente pela USP e Carlos Vainer  - economista e sociólogo, doutor em Desenvolvimento Econômico e Social pela  Universidade de Paris I - Panthéon Sorbonne.

O texto “também” recebe bastante influência toda a comunidade USP: Flávio Villaça - arquiteto pela FAU e doutor em Geografia pela FFLCH; Roberto Schwarz - crítico literário e professor (formado em Ciências Sociais), muito interessado no legado de Antonio Candido e o próprio Antonio Candido - sociólogo e professor (doutor em Sociologia e bacharel em filosofia).

        Ermínia, a autora do texto, tem graduação, mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP, é Livre Docente também pela mesma universidade com o título: “A política de habitação e de desenvolvimento urbano da prefeitura de São Paulo 1989/1992”. É professora visitante da UNICAMP e professora titular aposentada da USP, tem projeto de pesquisa com o título de: O impasse da política urbana no Brasil

Capítulo V

Parênteses: A arquitetura brasileira iria conduzir o país à modernidade

e

 Capítulo IX

A representação da cidade: construção da ficção

Ermínia Maricato, arquiteta pela USP e grande partidária do urbanismo funcional é bastante antropofágica. Torna os colegas de outras vertentes do Saber em mentores, e mesmo que não queira transforma-se uma garota propaganda do triunvirato Cidade, Política e Povo. Seu trabalho citadamente influenciado por Otília Arantes - colega filósofa, e Schwarz como cientista social deixa evidente como a arquitetura e o urbanismo, enquanto ciência nada são além de convenções, e após aplicados em um lugar viram uma escola (seja ela a reunião de saberes ou lugar onde algo se fez errado, e toma-se lição para que não se repita).

A ideia fora do lugar implica num projeto, um ideal onde não cabe. Não é uma questão de engenharia, mas sim uma pedra cultural de tropeço, é elaborar o político e esquecer do social. No capítulo 5 - 'Parênteses: A arquitetura brasileira iria conduzir o país à modernidade', a autora vem apresentar como o Brasil entrou no mapa e com uma nota gentil de sua capital - transferida de Buenos Aires como diriam os estrangeiros até a primeira metade do século XX. Maricato nos fala do profundo desejo não só dos poucos profissionais de 1963 organizados em Petrópolis para o Congresso do IAB¹, mas também de 'Homens Bons' que tinham por objetivo a verdadeira liberdade do grilhões coloniais, e deixar o estigma de país atrasado para trás.

Na intenção de promover uma sociedade justa e moderna, usando as ferramentas do planejamento urbano, fizeram o FNRU². Entregaram uma sociedade desigual no atraso com as mesmas ferramentas, e a proposta de certa forma falhou, de alguma maneira deu certo. Citando Villaça fica exposto o porquê: Existe uma certa distância entre a funcionalidade e a proposta moderna de plano urbano bibliográfica e as práticas, sejam elas nos edifícios ou cidades. Grande parte desta diferença se dá pela estrutura de poder brasileira e seus projetos. Descontínuos, sazonais e quase sempre imediatista, logo desquitam-se do projeto intelectual de redimir o subdesenvolvimento brasileiro.

Ainda no contexto do Fórum Nacional, prezou-se e legalidade à legitimidade, como se o problema social morasse no legislação e no controle do mercado (se uma parcela da população é ilegal, justamente por ser financeiramente vulnerável, não faz sentido falar de um ou de outro).

¹ Instituto de Arquitetos do Brasil

² Forum Nacional de Reforma Urbana

 Então surge uma forma recorrente, como que pano de fundo para essas considerações, e até enfadonha pela frequência (ao menos para este que escreve) por aparecer em toda literatura sobre arquitetura brasileira: Brasília. Talvez por que esta reúne toda a audácia, todas as justificativas, e todas as debilidades da época de sua idealização. Foi objeto de desejo, de um momento (raro como eufemismo para único) em que o planejamento urbano encontrou sinergia com a política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (199.3 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com