TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro: Boa Ideia ! E Agora

Por:   •  14/8/2018  •  Resenha  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do LIvro Filion - Boa Ideia! E agora?

Foi feita uma entrevista com pequenas empresas , de forma a destricnhar o metamodelo de planejamento estratégico dentro de cada uma delas.

UM dos principais referenciais utilizados na pesquisa destes empreendedores foi o conceito de Visão, que de se define como as metas e objetivos que a empresa almeja para si: sua posição no mercado e sua ideação de futuro, ou seja, onde realmente a empresa deseja chegar.

 A visão é englobada por três categorias: emergente, central e complementar. A princípio, a visão emergente enquadra-se num contexto no qual o empreendedor maquina e imagina várias ideias antes de atingir seu foco principal. Aqui, o empreendedor acaba por passear e transitar em diversos produtos, até que se lapide e  se forme o seu negócio de fato.

Já a visão central é , o resultado de uma única visão emergente, e às vezes é a combinação de várias visões emergentes.A visão central vem agregada com fatores interiores e exteriores no que tange ao atingimento de objetivos do empreendedor. Os fatores interiores dizem respeito à organização interna do negócio e as formas de gestão para que se alcance a visão central ( o negócio propriamente dito). Já os fatores exteriores focalizam o nicho que o empreendedor quer que seu produto ocupe no mercado.

As visões complementares são nada mais do que atividades gerenciais que estarão paralelizadas aos focos da visão central. Dentre elas destacam-se  a comunicação interna estabelecida nas empresas, o papel dos funcionários etc.

Além disso, o texto aborda um processo definido conhecido como  Weltanschauungen (Ws), que constituem a base com a qual se desenvolve o processo de criação da visão do empreendedor. Esse  processo é essencial para um empreendimento. Nele, o empreendedor captará informações para a validação de seu negócio procurando entender sua própria história, valores e os modelos resultantes do seu passado familiar, sua experiência profissional, sua educação informal (leitura, viagens, filmes etc.)e suas crenças. Ou seja, os Ws norteiam o que de fato o empreendedor deseja construir, qual o papel ele deve executar, que frente ele deve tomar e como deve ser norteada a sua organização. O Ws é nada mais do que a essência que o sujeito precisa, é o que definirá o futuro desse empreendedor e seu lugar no mundo. Depois de definido seus objetivos, o negócio precisará de outros ditames como: energia e liderança. A energia e a liderança passarão a ser fatores essenciais que teleguiarão o empreendimento . A energia atuará na implacável dedicação aos projetos, seja do dono do negócio ou de seus empregados. E a liderança será um  resultado iminente desse processo. Ela é um processo contínuo, resultado da visão central obtida pelo empreendedor e da energia despendida para a construção do negócio.

Portanto, o metamodelo descrito no início deste texto é a reunião de todos esses elementos já citados: a visão, Weltanschauungen (Ws), a energia, liderança, o estabelecimento de relações. O metamodelo é o que norteará a base para os empreendedores. Uma vez compreendido, a próxima questão é: como se pode  utilizar este metamodelo para desenvolver uma visão que seja coerente? Feito isto, como poderia ser absorvido dentro de uma organização, então, ser compartilhado por ela?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com