TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do artigo “Brasil Negativado, Brasil invertebrado – Legado dos governos do PT” por Reinaldo Gonçalves

Por:   •  30/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE LEME

Fernanda Camargo Ferreira                 RA 8824356962

1° ano - Curso de Administração - Disciplina de Economia

Professor Rafael Cacemino de Moraes

Resenha do artigo “Brasil Negativado, Brasil invertebrado – Legado dos governos do PT” por Reinaldo Gonçalves.

Com o artigo lido pude tirar algumas conclusões sobre o governo petista de Lula e Dilma. Com base no mesmo, pude ver os “altos” crescimentos ilusórios do governo petista.

Sem citar os fatores, como a educação e a segurança pública, que mais prejudicam o crescimento do Brasil, notei o grande retrocedimento do desenvolvimento do país.

Com toda certeza o título “Brasil negativado, Brasil invertebrado” relata o atual estado do país. Quase nada avançou no país, e o que obteve avanço, do outro lado retrocedeu, ou seja, não mudou em nada em relação ao resto do mundo.

Como país, não cresceu nada. O crescimento de renda é baixo para o padrão internacional e do país atual. O crescimento do PIB é muito baixo em relação aos países em desenvolvimento e a estimativa é somente cair em relação a participação do Brasil no PIB mundial. O crescimento econômico baixo se deve a baixas taxas de investimento, altas taxas de juros, altas taxas de inflação, déficit cada vez maior, entre outros fatores.

Como governo, é complicado dizer por que a conta do setor público também só aumenta. O país está no grupo dos 5 países que mais pagam juros no mundo, o que é lamentável. Pois os juros pagos saem do dinheiro que deveria ser investido em questões mais favoráveis para o crescimento real do país tanto financeiramente e culturalmente.

Como empresas, a expansão de crédito ajudou por um lado, mas por outro só as ferrou, aumentando o número de inadimplências de pessoas jurídicas.

Como famílias, esse é o caso mais complicado. Com tantos auxílios que o governo distribui muitas pessoas não vão atrás de trabalho digno e ficam sendo sustentados pelo governo. O aumento do salário é totalmente inverso do aumento do endividamento e inadimplência das famílias. Isso também ocorreu por causo das enormes taxas de juros abusivas, pela política de expansão absurda da oferta de crédito, baixo nível de educação, entre outros.

Em relação ao desenvolvimento do país, houve muitos fatores que só prejudicaram o país e geraram o chamado Desenvolvimento às Avessas. Desenvolvimento social e institucional, desempenho macroeconômico, mudanças na estrutura econômica não tiveram aumento significativo ao resto do mundo, deixando assim o país num comodismo sem avanço nenhum desde 2003.

Com a impunidade dos corruptos, o crescimento e desenvolvimento do país será muito lento e quase nulo. Infelizmente, no Brasil não temos pessoas que se importam com o próprio país e sim somente com o próprio bolso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com