TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil Negativado, Brasil Invertebrado

Por:   •  27/4/2015  •  Artigo  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

Brasil Negativado, Brasil Invertebrado

Legado dos governos do PT

Reinaldo Gonçalves

O texto em questão nos mostra como o Brasil se tornou mais negativado e invertebrado durante os governos petistas. Negativado devido ao péssimo desempenho de nossa economia; invertebrado em nossas estruturas econômicas, processos sociais, relações políticas e arranjos institucionais.

Negativado significa estar com sinal, carga, resultado ou potencial negativo. O autor Reinaldo Gonçalves nos mostra em seu texto que o Brasil negativado envolve o país, o governo, as empresas e as famílias.

No que diz respeito ao país, observamos um fraco desempenho tanto pelo padrão histórico brasileiro quanto pelo atual padrão internacional. O crescimento de nosso país (medido pelo PIB no período republicano) teve uma média de 4,5%. No governo Lula essa taxa foi de 4,0% e as projeções para o governo Dilma são de 2,8%. Isso ocorre também se compararmos o desenvolvimento dos outros países. As conseqüências disso segundo o FMI é que a participação deve cair de 2,89% em 2002 para 2,87% em 2014.

O motivo do fraco crescimento econômico está associado às baixas taxas de investimento. Estamos quase 30% abaixo no investimento se compararmos a média da economia mundial.

O país negativado fica evidente quando observamos que o saldo da conta corrente do balanço de pagamentos sai do superávit de R$4 bilhões em 2003 para o déficit de US$ 24 bilhões em 2009 e continua crescendo ano a ano. O Brasil deixado pelo PT estará vulnerável frente à economia mundial.

Quanto ao governo, este está negativado porque as contas do setor público mostram um déficit nominal em todos os anos do período 2003-14.

Durante todos os anos dos governos petistas, o país fez enorme esforço para controlar gastos e gerar superávit primário. Mesmo assim todo esse esforço foi insuficiente para compensar as elevadas despesas com o serviço da dívida pública, que foi maior que no resto do mundo.

No que diz respeito a empresas e as famílias, o Brasil negativado mostra-se quando analisamos que as maiores empresas e grande parte das famílias brasileiras estão com grandes dívidas. Isso se dá pelo controle que o governo exerce sobre as empresas através da dominação financeira e favorecimento aos bancos, que cobram taxas absurdas de empresas e pessoas físicas.

O maior impacto do negativismo do Brasil petista se dá justamente nas famílias, que devido ao seu endividamento, são vítimas de grandes impactos sociais.

O conjunto de fatores que levou a essa situação é: oportunismo político-eleitoral (2009-11); política de expansão absurda da oferta de crédito; taxas de juros também absurdas; baixo crescimento do salário real; enormes necessidades da população; baixo nível de educação; inoperância fiscalizadora do Banco Central; e, prática de abuso do poder econômico por parte dos bancos (como citado anteriormente).

No que se refere ao Brasil invertebrado, Reinaldo Gonçalves demonstra que as “conquistas” dos governos petistas, como o desempenho macroeconômico, as reservas internacionais, as mudanças estruturais realizadas em nossa economia e a distribuição de renda, são na verdade “ilusões” econômicas. O bom desempenho da economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com