TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução de Exercício de Economia

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.071 Palavras (9 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 9

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO        2

1.1. Objectivos        2

1.1.1. Geral        2

1.1.2. Específicos        2

2. METODOLOGIA        2

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        3

3.1. Resolução das actividades        3

4. CONCLUSÃO        9

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

1. INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, quando andamos pela cidade, percebemos um grande movimento no comércio. Centenas de pessoas enchem as lojas, despertando um contentamento enorme nos vendedores. Os compradores estão contentes, pois as lojas oferecem uma infinidade de produtos, desde roupas de todos os tipos até equipamentos eletrônicos mais sofisticados, de modo a satisfazer a todos os gostos. A variedade de bens satisfaz a vontade do consumidor mais exigente e mais rico ao menos exigente e com menor poder de compra. O importante é que é milhões de produtos que milhares de pessoas podem comprar e compram todos os dias. Essa cena pode ser vista em qualquer cidade do Brasil e do mundo. A disciplina Economia, se interessa, em grande medida, por essas coisas ditas comuns. Por essa razão pretendo com este trabalho trazer um breve desenvolvimento quanto ao surgimento da economia (CARVALHO,200).

1.1. Objectivos

1.1.1. Geral

  • Obter conhecimento solido sobre a economia a partir da resolução os exercícios sobre a economia.

1.1.2. Específicos

  • Estabelecer a diferença entre o termo oikos e nomos;
  • Identificar a relação existente a economia e outras ciências;
  • Mencionar e descrever os diferentes tipos de sistemas económicos;
  • Debruçar-se sobre os agentes económicos, mencionar, e os tipos de agentes económico;
  • Distinguir bens livres dos bens económicos.

2. METODOLOGIA

As materializações dos objectivos deste trabalho serão obtidas através de pesquisa bibliográfica, a qual será desenvolvida a partir de materiais já elaborados, principalmente livros e artigos bibliográficos que tratem do assunto.

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.1. Resolução das actividades

1. A palavra “economia” deriva da junção dos termos gregos “oikos” (casa) e “nomos” (costume, lei) resultando em “regras ou administração da casa, do lar”.

O conceito de economia engloba a noção de como as sociedades utilizam os recursos para produção de bens com valor e a forma como é  feita a distribuição desses bens entre os indivíduos.

2. Das ciências que se relacionam com a economia, destacam-se:

  • Política: Política é a arte de governar (exercício do poder), e esse poder tenta exercer influências sobre a economia. E procuram interferir numa distribuição de renda que lhes seja conveniente.
  • História: As ideias que constroem as teorias são formuladas num contexto histórico em que se desenvolvem as atividades e as instituições econômicas. A pesquisa sobre os fatos econômicos tem como base os registros históricos.
  • Geografia: Acidentes geográficos interferem no desempenho das atividade econômica e são utilizadas para estudar as questões ligadas aos diferenciais de distribuição de renda.
  • Sociologia: Quando a política econômica visa atingir certas classes sociais, interfere diretamente no objeto da sociologia.
  • Matemática e estatística: A economia faz uso da lógica matemática e das probabilidades estatísticas. Comportamentos econômico podem ser expressas por funções matemáticas.
  • Direito: Relações econômicas são reguladas por normas jurídicas e novas questões econômicas provocam a mudança nas leis. Ex.: Relações com o consumidor (Cód. Defesa do Consumidor)
  • Com a Biologia: quem exerce a actividade económica gera serviço, objecto das ciências biológicas. O trabalho gera recursos económicos para a alimentação e sobrevivência humana.
  • Com a Moral: a moral tem por objectivo o honesto, a economia tem por objectivo útil, isto é, a actividade humana em busca de prosperidade material. A honestidade com o crescimento económico.
  • Com o Direito: o direito e a economia são ciências sociais, tendo como objectivo o homem.
  • Com a Contabilidade: essa traz luz à economia, sobre inúmeros problemas que se interferem; ambas tratam de juros, empréstimos, bancos, bolsas. A contabilidade age sobre o ponto de vista técnico e a economia mostra as razões teóricas para as suas conclusões sobre determinado fato.

3. Sistema Económico

As maneiras como as sociedades se organizam de modo a encontrar mecanismos de resolver as questões básicas da economia (o que produzir, para quem produzir, quando produzir e quanto produzir).

As sociedades ao longo do tempo desenvolvem diferentes formas de realizar as suas actividades económicas.

O sistema económico é o que caracteriza o espírito, a forma e a substância da actividade económica localizada no espaço e no tempo. Existe uma lógica geral pela qual a economia funciona e conjunto de princípios que regem o seu funcionamento. Os três tipos de sistemas económicos são:

Sistema de Economia de Mercado ou descentralizado – é o sistema baseado no mecanismo de mercado que tem como objectivo principal alcançar o lucro máximo. Tem o seu fundamento na liberdade individual dos agentes económicos não sujeita a orientação ou o mero controlo estatal. Apesar da existência da política económica governamental o centro das decisões é a nível das empresas privada que decidem sobre as formas de concorrência, administra as quantidades e os preços dos bens produzidos. Os consumidores é que escolhem os produtos que são colocados a sua disposição no mercado. Este sistema carece de qualquer mecanismo central, os preços são livres e há liberdades de escolha.

Sistema de Direcção Central e Planificada – distingue-se pela propriedade estatal dos meios de produção e pela planificação centralizada da economia, tendo como objectivo fundamental a satisfação das necessidades da população, defendendo por isso uma política de redistribuição de rendimentos que reduzem as diferenças entre os indivíduos na sociedade. O estado através dos órgãos especializados administram a produção geral, determina os objectivos e prazos dentro dos quais elas devem concretizar, organizar os processos e métodos de produção controlando os mecanismos de distribuição e dimensionando o consumo. A planificação global tem em princípio o objectivo de racionalização máxima dos recursos disponíveis na economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (175.6 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com