TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução de exercício cap 7

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  2.943 Visualizações

Página 1 de 8

Questões para discussão – Cap. 07

1) Defina o conceito de direção. Você concorda com a afirmação de que “a direção influencia mais o desempenho organizacional do que outras funções da administração? Explique.

É a função da administração responsável pela coordenação da ação dos indivíduos por meio da orientação, motivação e liderança. Ela influencia as demais funções da administração, pois, ao contrário do planejamento, da organização e controle, a direção é interpessoal e está relacionada com a administração das relações entre os membros organizacionais e a organização.

Além disso, a função direção envolve a orientação, a motivação, a comunicação e a liderança dos trabalhadores e busca compartilhar os objetivos destes com o objetivo da organização. Cabe ainda a essa função o desenvolvimento de boas condições de trabalho, de um ambiente propício à cooperação entre os membros organizacionais e a resolução de eventuais conflitos que possam surgir.

2) O que são atitudes e qual é a sua relevância para o desempenho da organização?

Atitudes são as avaliações favoráveis ou não dos indivíduos perante objetos, pessoas, eventos ou situações.

Cabe aos administradores compreender as atitudes de seus funcionários com relação ao trabalho, pois estas podem influenciar seu desempenho positivamente ou negativamente. Para isso o gestor deve avaliar:

- Satisfação no trabalho: avaliada com base nas necessidades e interesses pessoais do funcionário, seu relacionamento com colegas de trabalho, entre outros;

- Envolvimento com o trabalho: avalia-se o grau de identificação do funcionário com os objetivos da organização;

- Comportamento organizacional: o grau de lealdade que o trabalhador tem com a organização e o seu desejo de manter-se como parte desta;

3) Qual a relação entre personalidade, percepção, aprendizagem e comportamento?

A personalidade refere-se ao conjunto das características psicológicas estáveis de um indivíduo. Essas características o diferenciam de outras pessoas, refletindo em seu comportamento

A percepção pode ser definida como o processo cognitivo pelo qual as pessoas organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao meio em que são inseridas. Por meio dela, as pessoas interpretam estímulos e atribuem-lhes um significado.

* Comentário: Compreender a personalidade dos funcionários pode ajudar os gerentes no processo de seleção e ajuste de equipe. É possível conseguir melhor desempenho do indivíduo com maior satisfação em consequência do ajuste da sua personalidade à função desempenhada.

A aprendizagem é o processo pelo qual competências, habilidades, conhecimento, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação.

* Comentário: As teorias de aprendizagem – Teoria do condicionamento operante e Teoria de aprendizagem social – inspiram os gerentes a moldar os comportamentos de seus funcionários, buscando privilegiar os objetivos da organização.

4) Quais são as implicações organizacionais do conhecimento dos papéis, normas, status e coesão de grupos?

Para conhecer e gerenciar o comportamento em grupo, os administradores necessitam conhecer algumas das características dos grupos. Entre elas destacam-se:

- Os papéis desempenhados por seus membros. São os padrões esperados de comportamento;

- As normas que guiam seu comportamento. São os padrões aceitáveis e desejáveis que dizem respeito às expectativas sobre o comportamento dos membros do grupo;

- O status das pessoas do grupo. É a posição social definida ou atribuída pelas pessoas a um grupo ou seus membros;

- A coesão do grupo corresponde ao grau de união e compartilhamento de valores e objetivos entre os membros de um grupo;

5) De acordo com as teorias de conteúdo, o que motiva as pessoas? Qual é a dificuldade prática de aplicação dessas teorias no contexto organizacional?

De acordo com as teorias de conteúdo, o que motiva as pessoas são suas necessidades internas. Estas teorias partem do pressuposto de que as pessoas agem para satisfazer suas necessidades. São elas:

- Teoria da hierarquia das necessidades: propõe que o comportamento de cada indivíduo é motivado por estímulos internos que se dispõe em uma ordem hierárquica de cinco níveis: Autorrealização, Estima, necessidades sociais, segurança e estabilidade e necessidades fisiológicas;

* A peculiaridade dessa teoria reside na vinculação hierárquica das necessidades. As necessidades de ordem inferior têm prioridade e precisam ser substancialmente satisfeitas antes da ativação das necessidades de ordem superior, cabendo assim, ao administrador descobrir onde o funcionário está situado na hierarquia e tomar medidas que possam satisfazer as necessidades do nível em que ele se encontra.

- Teoria ERC: Proposta pelo psicólogo Clayton Alderfer, concordava que as pessoas se motivavam de acordo com uma hierarquia de necessidades e se movimentava ao longo de três categorias de necessidades: necessidades existenciais, necessidades relacionais e necessidades de crescimento.

* Quando as necessidades de níveis hierárquicos mais altas são frustradas, as necessidades inferiores retornam, mesmo que tenham sido satisfeitas anteriormente, definindo o princípio de frustração-regressão.

- Teoria dos dois fatores: propõe que existem dois fatores no processo de motivação individual: os intrínsecos, relacionados com a satisfação com o trabalho, e os extrínsecos, relacionados com a insatisfação.

* A teoria de Herzberg tem sido criticada por não considerar as diferenças individuais na motivação, trabalhando os dados de forma agregada. Também há uma relação presumida entre satisfação e produtividade.

- Teoria das três necessidades: teoria que se propõe a explicar a motivação a partir de três necessidades diferentes: realização, poder e afiliação.

* As implicações dessa teoria dizem respeito à necessidade de adequação entre o perfil do trabalhador e o cargo. O trabalho exigido de cada funcionário deve levar e conta as necessidades de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com