TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ressenha - Ética Globalizada e Sociedade do Consumo

Por:   •  21/5/2016  •  Resenha  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  4.652 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE LEITURA DIRIGIDA[pic 1]

Nome: Clóvis Aparecido Almeida de Moraes RGM: 0001048

Curso: Administração de Empresas Semestre: 1º Semestre

O livro Ética Globalizada e Sociedade consumo de Júlio José Chiavenato, trata-se de alguns aspectos positivos da globalização e as mudanças causadas na sociedade desde os seus primeiros processos. Com um conjunto de ideias, o autor analisa alguns fatos reais do fenômeno como a desigualdade social, entre as classes sociais, trabalho escravo, consumismo, sustentabilidade, influencia das mídias, que nos dias de hoje, está cada vez mais presente na vida dos indivíduos, favorecendo ao homem a oportunidade ‘’ter’’ ao lugar de ‘’ser’’ afetando os valores da humanidade.

 O livro divide-se em cinco capítulos. No primeiro, o autor relata os fatores principais da Globalização, com diversas pesquisas sobres os direitos éticos e econômicos da sociedade. No segundo Capítulo Chiavenato descreve sobre a divisão das classes sociais, exemplifica as diferenças entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos, comparando os dois lados da sociedade. No terceiro e no quarto capítulo, o autor analisa a ilusão do bem estar social do consumo e as concentrações de renda, que beneficia somente os ricos, causando miséria e desigualdade, além de citar as influencias que os meios de comunicação tem sobre nos. No quinto Capítulo, Chiavenato relata os aspectos bons e ruins da Globalização, Analisando a competência e as qualidades de cada individuo. O segundo e quarto capitulo são de grande importância e merecem ser melhor abordado.

 No segundo capitulo o autor aborda o tema desigualdade social, no qual exemplifica sua ideia mostrando a diferença entre os PIBs dos países desenvolvido e subdesenvolvidos. O autor cita alguns exemplos como o do PIB brasileiro, que é quase três vezes maior que o da Argentina, relata também que a do PIB do Uruguai, Paraguai e Argentina juntos, não somam nem metade do Produto Interno Bruto brasileiro. Chiavenato descreve também sobre a situação que o Brasil se encontra onde mesmo estando em um alto patamar com tecnologia e os avanços alcançados, continua sendo explorado, fornecendo matéria prima para países desenvolvidos, para depois comprar os produtos por preços absurdos, prejudicando a economia e a vida financeira dos brasileiros.

No quarto capitulo do livro, Chiavenato relata sobre como somos manipulados pela mídia, na qual a população é facilmente influenciada por tudo aquilo que é transmitido. Segundo o autor, a mídia é utilizada usada para garantir a alienação da sociedade, os poderosos utilizam os meios de comunicação para convencer seu publico a fazerem ou entenderem somente o que eles querem, fazendo com que a real notícia seja descartada ou alterada, para que a população só tenha acesso no que acreditam que não iram prejudicá-los.

 Ao término da leitura do livro, percebemos que a globalização não tem apenas aspectos positivos e que a sociedade em que vivemos, não é tão justa como imaginávamos, a qual nem sempre o que é certo é o que é feito, pois somente as vantagens individuais são valorizadas. O livro de Chiavenato é de grande importância á todos que desejam ter uma visão mais critica da sociedade, para que percebam que a globalização é apenas o reflexo da evolução, mas que todo esse avanço trás grandes desvantagens ao meio ambiente e ao ser humano, pois evoluir é necessário, mas precisamos saber se isso vai realmente valer a pena depois, e isso que Julio José Chiavenato tenta nos demonstrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (57.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com