TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumindo os Princípios de Liderança de a Acordo com o Monge e o Executivo

Por:   •  26/11/2017  •  Ensaio  •  2.161 Palavras (9 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 9

Nilsa Fátima João Mucome

Mestranda em Gestão de Recursos Humano

Os princípios de Liderança de acordo com o Monge e o executivo

O livro “monge e o executivo” traz-nos uma narração fascinante sobre a historia de um executivo bem-sucedido que percebe o seu fracasso como líder no trabalho, como pai e esposo na família, no entanto, após vários sonhos onde o indicavam que deveria “escutar o Simeão”, aconselhado pela esposa a fazer um retiro como forma de se reencontrar consigo mesmo e retornar ao controle da situação, decide se juntar a um grupo de cinco lideres, na mesma situação, no retiro em um mosteiro onde em forma de debate um líder influente, que reformado que após a morte da esposa abandonou a sua vida empresarial em busca de paz para a sua vida, orienta as sessões de debate em torno dos estilos de liderança e da maneira como.

  • O objectivo deste trabalho é apresentar um resumo dos princípios de liderança, partilhados pelo Simeão, em cada um dos sete capítulos apresentados no Livro “o Monge e o executivo”, e explicar como eles pode ser útil para a gestão de Recursos Humanos.

Neste livro, o autor James Hunter, transluz os princípios de liderança destacando alguns pontos importantes sobre a mesma. Segundo ele, liderança tem a ver com caráter, uma vez que, se trata de fazer a coisa certa. Ele define liderança como sendo o posto de gerência, e exprime que gerência é o que fazemos e Liderança é o que somos.

As Definições        

Neste capitulo o Monge procura fazer com que os participantes discutam alguns conceitos básicos sobre o seu papel como líderes de grupos ou organizações.  

As principais definições discutidas são a Liderança, o poder e a autoridade, onde obtiveram como consenso os aspectos abaixo descriminados:

A liderança é uma habilidade que os líderes devem ter para influenciar os liderados, neste caso os seus subordinados, o grupo ou companheiros, a realizarem de forma calorosa suas actividades com a finalidade de atingirem propósitos comuns.

Liderar é a capacidade de influenciar as pessoas para o bem, fazendo com estas contribuam com entusiasmo de preferência com o coração, a mente, a criatividade, a excelência e outros recursos.

Neste conceito destacam se duas palavras importantes que são a habilidade e a influência, Simeão explica que a habilidade é uma competência que a pessoa não nasce com ela, ele ganha com o tempo, experiencia, por influência de alguém desde que tenha vontade faça acções apropriadas para sua obtenção.

Ainda no conceito de Liderança destaca se a influencia de fazer com que as pessoas façam seu trabalho, mas para a melhor perceção desta o autor remete nos a perceção do conceito de Poder, onde o grupo conclui que:

Poder – é uma faculdade, mas ele age de forma a forçar ou coagir alguém a fazer aquilo que é a vontade da pessoa que exerce o poder sobre a outra, simplesmente porque ele tem mais poder, ou esta numa posição privilegiada, mesmo que esta pessoa não queira fazer.

Por outras palavras, o poder faz com que o indivíduo poderoso, ou que domina obrigue seus subalternos ou pessoas abaixo dele, a realizarem tarefas mesmo que eles não o queiram, geralmente as pessoas usam a força, a ameaça, entre outros para influenciar.

A terceira definição discutida pelo grupo é a autoridade, que é igualmente uma habilidade, contudo, ela faz com que as pessoas façam por vontade própria sem ser forçadas, as suas actividades com prazer mas movidas pela influência positiva que o líder tem sobre elas.

Simeão leva o grupo a discussão sobre a diferença entre o poder e a autoridade, reforça que poder é a capacidade de obrigar os outros a fazer alguma coisa, explica ainda que poder, pode ser comprado e vendido, dado e retirado, mas autoridade não. O Poder desgasta o relacionamento com os outros a medida em que por um tempo o poderoso pode tirar proveito do seu poder sobre os outro mas com o tempo esse poder enfraquece e é destruído quando os subordinados se revoltam. Enquanto a autoridade já não, ela não é vendida, não é oferecida, arrancada e nem comprada pois ela tem a ver com a própria pessoa, o seu próprio caracter e a capacidade de influenciar positivamente os outros.

Autoridade para ele é a capacidade ou habilidade de levar os outros a fazerem de bom grado sua vontade

Em suma, enquanto o poder é tido como uma capacidade, a autoridade é uma habilidade, a pessoa pode ter um cargo de poder mas não conseguir exercer autoridade, tal como pode ter autoridade mas não ter o poder para decidir, o grupo constatou que o poder pode ser vendido e comprado, dado arrancado,

Para colocar limites ou despedir um colaborador inútil temos que o usar o nosso poder, um líder pode recorrer ao poder quando este seja necessário, mas antes deve refletir melhor se há mesmo necessidade de usa-lo, ai notamos que a nossa autoridade foi quebrada ou descobrimos que afinal não tínhamos autoridade.

Nestes conceitos percebemos que a autoridade e a influencia são o melhor caminho para fazer as coisas e o trabalho andar bem, contudo é preciso entender como estabelecer autoridade tendo em conta a diversidade de comportamentos e pessoas numa organização. Solicitado pelo monge, o grupo listou as seguintes qualidades essências de caracter para liderar com qualidade que as pessoas possuem ou possuíam:

“A Honestidade, o exemplo, o cuidado, o compromisso, a capacidade de ouvir o outro, a capacidade de conquistar a confiança das pessoas, o respeito, a capacidade de encorajar, a atitude positiva e o facto de gostar das pessoas.

Para Simeão, liderar é conseguir que as coisas sejam feitas pelas pessoas, e nesta relação haverá sempre duas acções que são a tarefa e o relacionamento, é comum o líder perder o equilíbrio e estar focado em uma das actividades em prejuízo da outra, isto é estar focado nas tarefas a realizar e não se preocupar em criar um bom relacionamento isto pode afectar a autoridade do líder e provocar por vezes revolta, ma qualidade de trabalho, baixa confiança, baixo compromisso entre outros indícios inconvenientes, o líder perdera a sua liderança se não assegurar o equilíbrio entre a tarefa e o relacionamento. Por fim o monge remata, que a chave para a liderança é a execução das tarefas enquanto se constroem os relacionamentos.

Para que o negócio ocorra com sucesso e de forma saudável, é necessário que haja relacionamentos saudáveis entre os responsáveis pela organização a todos os níveis, desde os clientes, fornecedores, trabalhadores entre outras pessoas envolvidas na organização. Isto fara com que se reduzam as greves, as rebeliões, a baixa moral e se estabeleça um clima organizacional favorável.

O Simeão trás mais um conceito não menos importante que é o do Líder servidor, onde ele refere que os lideres deviam identificar e satisfazer as necessidades dos seus colaboradores e servi-los, note se que ele não fala de satisfazer vontades destes mais sim de satisfazer necessidade, os servidores fazem o que os outros precisam não o que os outros querem, as pessoas tem necessidade de receber estimulo para se tornarem melhores isso pode ate não ser o que elas querem mas é o que precisam dai que o líder deve estar mais preocupado com as necessidades dos seus colaboradores do que com as vontades destes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com