TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Analítico - FILME Tempo de Despertar

Por:   •  31/5/2018  •  Resenha  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  5.019 Visualizações

Página 1 de 2

Tempo de Despertar

Na década de 60 um doutor, Malcolm Sayer seu nome, desempregado e sem experiência é contratado como neurologista no Hospital Berth Abraham, no Bronx, em Nova Iorque. Teve dificuldades para se adaptar ao lugar, mas acabou se aproximando de um grupo de pacientes que estavam em um estado de transe profundo. Sayer descobriu que os pacientes ainda tinham reflexos e resolveu investigar a causa para esse estado de transe nos pacientes. Com sucesso ele conseguiu a informação de que os pacientes estavam com encefalite letárgica, quando crianças ainda. Ele percebeu que o havia similaridade dos danos da doença com o Parkinson e da mesma forma, não existia cura, deixando-os catatônicos pelo resto da vida. Entretanto havia uma chance e foi nessa chance que ele lutou para conseguir realizar experimentos em seus pacientes.

Utilizando de medicamentos voltados para a doença de Parkinson, Sayer acabou usando um de seus pacientes preferidos, o rapaz Leonard, que foi a afetado ainda em sua infância pela doença, para realizar um tratamento experimental. Após alguns dias de medicação, e manipulando sempre pra mais as doses, Sayer obteve sucesso no tratamento de Leonard, onde o mesmo saiu de seu estado de transe e despertou, visto o sucesso, Sayer lutou para que os outros pacientes também pudessem ser medicados com tal droga, a L-DOPA, e para isso teve auxílio de alguns dos enfermeiros do hospital.

Visto que todos os pacientes haviam despertado, o tratamento começou a se diferenciar, devido ao fato de que por anos esses pacientes haviam dormido e qual seria o impacto de acordarem muitos anos a sua frente, questões psicológicas haviam se tornado o próximo desafio, não eram mais pacientes em transe sem respostas e questionamentos, mas pessoas que mesmo com sua inteligência menos amadurecida, devido ao fato da doença ter sido adquirida na infância, ainda possuam questionamentos do momento atual.

A felicidade das famílias veio a ser interrompida quando a medicação começou a perder seu efeito, e os pacientes começaram a apresentar efeitos colaterais, tendo tiques, mudando de comportamento, ficavam inquietos pela não aceitação de entrarem em transe de novo, entretanto o pior veio a acontecer, e todos os pacientes entraram em transe novamente.

Sayer percebe o esforço que fez e as conversas com os pacientes, inclusive com Leonard, fizeram com que ele acordasse para sua vida, onde ele continuaria a estudar a cada um daquele hospital, mas também viveria sua vida fora dele.

Referência Bibliográfica:

TEMPO DE DESPERTAR, Dirigido por Penny Marshal, Baseado em livro de Oliver Sacks, Estados Unidos, Columbia Pictures, 1991, VHS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com