TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Arte da Guerra

Por:   •  9/12/2019  •  Resenha  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo: A Arte da Guerra

O livro Arte da Guerra é uma obra literária do pensador chinês Sun Tzu, escrito por volta do ano 500 a.C. A Análise do livro A Arte da Guerra está dividido em 13 capítulos, sendo que cada um aborda diferentes aspectos de estratégias.

1. Aborda a importância de avaliar e planejar, apresenta cinco fatores de conhecimentos que podem influenciar: caminho, terreno, as estações (clima), liderança e gestão. Além disso, são abordados sete elementos que melhoram os resultados das investidas militares.

2. Segundo o autor o sucesso na guerra depende da capacidade de terminar um conflito de forma rápida. Monstra a importância de conhecermos nossos pontos fortes e fracos, ter a capacidade de analisar a situação, para assim escolher a melhor tomada de decisão através de novas habilidades e destacando os nossos pontos fortes.

3. Estratégia de ataque. Trata-se sobre conhecer a si mesmo e ao inimigo através da união de cinco fatores: ataque, estratégia, alianças, exército e cidades.

4. O posicionamento tático do exército determinante para a vitória: os pontos estratégicos devem ser defendidos a todo o custo. Um bom líder só avança terreno para conquistar outras posições quando tem a certeza que o que já foi conquistado está em segurança.

5. O autor explica a importância da criatividade e do timing para melhorar a força e a motivação do exército. Uma boa liderança desperta o potencial do exército.

6. Ter uma vantagem competitiva aparente ao seu inimigo, é uma habilidade que o general deve usar ao seu favor que consiste em movimentar o inimigo para não deixar ser manipulado. As características do ambiente (como o relevo da paisagem) devem ser estudadas para que o exército possa obter vantagem no conflito.

7. São abordadas as manobras militares, o perigo de entrar em conflito direto e como obter a vitória nos casos em que esse tipo de confronto é inevitável. É isto que quer dizer o artifício de "transformar um caminho tortuoso em reto".

8. Esteja preparado para qualquer tipo de situação. São revelados os diferentes tipos de terreno e a importância de se adaptar a cada um deles. É dada alta importância à capacidade da unidade militar de se adaptar à variação das circunstâncias.

9. Neste capítulo o autor explica que o exército deve preocupar nas escolhas corretas em montar o acampamento e assim garantir a sobrevivência do grupo. Todos os chefes preferem estacionar suas tropas em terrenos altos, com incidência de luz solar, onde as colheitas podem crescer e o solo é protegido, evitam-se doenças, e isso pode ser uma das formas de garantir a vitória.

10. Neste capítulo, Sun Tzu descreve os diferentes tipos de terreno e as vantagens e desvantagens que são fruto do posicionamento nestes 6 tipos de terrenos: o acessível, o traiçoeiro, o divido, o estreito, o acidentado e o distante. Através desses terrenos traçam-se os planos estratégicos.

11. São apresentados 09 tipos de terrenos e as situações em que um exército podem vir a enfrentar e qual deve ser o foco do líder em cada uma dessas situações, de forma a alcançar a vitória. Em operações militares, as posições geográficas podem interferir no plano estratégico, sendo os terrenos: o dispersivo, o marginal, o contencioso, o aberto, o convergente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com