TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Crítico do Filme – A Meta - Eliyahu Goldratt

Por:   •  16/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Resumo Crítico do Filme – A Meta - Eliyahu Goldratt

 O filme retrata como Alex, gerente da fábrica de peças UniCo, consegue atingir as metas – quase impossíveis – dadas pelo presidente da empresa, após à ligação de um dos principais clientes com a reclamação de atraso de entrega. A fábrica, estava com diversos problemas operacionais e de gestão, como: clientes insatisfeitos, atraso de pedidos, estoques superlotados, alto custo operacional, além de uma gestão defasada e sem medição.

 A meta dada à Alex foi a de ficar com todos os pedidos “em dia” em 3 meses e começar a ter lucro, caso o contrário a fábrica seria fechada. Com essa missão, Alex viu a necessidade de procurar ajuda, e recorreu a um antigo professor o sr. Jonah. O professor, lhe fez alguns questionamentos sobre a fábrica e Alex o informou que estava com 36% de produtividade com os robôs, e não sabia o que faria, pois já estavam no limite com a equipe que tinham. Foi onde o professor sabiamente lhe questionou sobre essa “produtividade”, se gerava: Lucro, redução de custos ou redução de estoque, claramente a resposta foi que não, ali foi onde o professor então lhe disse “eficiência não é meta de uma empresa, eficiência não é produtividade”. O que eles estavam tendo é eficiência, porém, não estava sendo da forma correta, não é colocando a fábrica a todo valor 24h por dia que iam ter os resultados esperados, mas colocando de forma coerente e de maneira estratégica utilizando das ferramentas de gestão.

 Após informar que a eficiência não era produtividade, começou a lhe questionar sobre o gargalo, qual era o gargalo e que se queria acelerar a empresa era buscar o seu gargalo – Teoria da Restrição –, Alex não sabia ainda onde era o gargalo – poderia ter encontrado qual era o problema com Ishikawa – e junto com seus coordenadores encontraram a máquina que apenas ela, fazia aquele processo. Ele começou a ver a necessidade de controlar e medir – poderia ser com folha de verificação, gráficos de controle, diagrama de dispersão –, com o auxílio do professor, tiveram a ideia de inspecionar também, antes do gargalo, para evitar entrar na máquina o que não era estava “OK”. Foi também começado a sinalizar as peças “urgentes”, para passar com prioridade no gargalo – Kanban –.

 O filme mostra como pequenas mudanças no processo podem levar a retornos gigantescos, e utilizando as ferramentas de gestão da qualidade e de gestão operacional podem resultar no cumprimento das estratégias da empresa. No final o protagonista atinge a meta inicial, e vai além, consegue ser a fábrica com maior lucratividade do grupo. O filme também mostra, como à cooperação é importante numa empresa, tudo o que Alex ia fazer era discutido com sua equipe e analisado em conjunto, além da flexibilidade, pois no decorrer do filme várias regras e processos são alterados.

[pic 2]

Site: https://vimeo.com/337649990

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (637.6 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com