TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Demostrações Contabéis

Por:   •  25/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

As Demonstrações Contábeis

As demonstrações Contábeis são relatórios elaborados com base nos livros, registros e documentos que compõem o sistema contábil de qualquer tipo de entidade, assim, a forma de estruturação das demonstrações contábeis é de grande importância para que a informação contábil seja transmitida adequadamente. As demonstrações contábeis constituem-se em elemento fundamental para o conhecimento da real estrutura econômico-financeira das empresas.

As demonstrações são nada mais que o Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Valor Adicionado.

O Balanço Patrimonial é um demonstrativo que traz importantes informações sobre a estrutura contábil. Ela é destinada a evidenciar qualitativa e quantitativamente, numa determinada data a posição patrimonial e financeira da entidade.

A Demonstração do Resultado do Exercício é uma peça contábil que apresenta a gestão econômica e financeira de uma empresa. Esse demonstrativo visa a fornecer, de maneira esquematizada, os resultados (lucro ou prejuízo) auferidos pela empresa em determinado exercício social.

A Demonstração dos Fluxos de Caixa mostra as entradas e as saídas monetárias, base de informação para o trabalho dos administradores financeiros, evidenciando as origens e as aplicações do dinheiro captado pela microempresa. Apesar de todas as demonstração financeiras serem importantes, devemos dar atenção especial à compreensão do fluxos de caixa, porque um negócio pode ser lucrativo, mas falhar totalmente na geração de fluxos de caixa positivos.

A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido é aquela destinada a evidenciar as mudanças, em natureza e valor, havidas no patrimônio líquido da entidade, num determinado período de tempo. Ele é um demonstrativo contábil mais abrangente que a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados.

A Demonstração do Valor Adicionado é contabilmente calculado por meio da diferença entre as receitas de vendas e os bens e serviços adquiridos de terceiros. A demonstração do valor adicionado tem por objetivo evidenciar o cálculo do valor adicionado e demonstrar como este é distribuído entre os diferentes segmentos da sociedade que contribuíram para sua obtenção – governo, financiadores, trabalhadores e proprietários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com