TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro Como Se Tornar Um Líder Servidor

Por:   •  4/5/2023  •  Resenha  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

Como ser um líder Servidor.

James C. Hunter.

Os princípios de Liderança de O MONGE E O EXECUTIVO.

        Liderança está mais relacionada com a construção do caráter, do que com o conteúdo, a teoria pode ajudar a administrar, mas para liderar é preciso muito mais do que conhecimento, existem muitos donos de MBAs que foram capacitados para administrar, mas são incapazes de liderar, estudos realizados pelo Instituto Gallup, mostram que as pessoas pedem demissão para se livrar do chefe, e não das empresas.

Todos os Anos, são gastos nos Estados Unidos em torno de 15 Bilhões de Dólares em treinamento, desenvolvimento e consultoria, porém segundo pesquisas, apenas 10% das pessoas que recebem estes treinamentos, mudam de fato seu comportamento, o que revela um desperdício de 90% de tempo e dinheiro.

Definição de liderança segundo James:

Liderança é influenciar pessoas para trabalhar com entusiasmo visando atingir a objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter”.

Logo as principais palavras que resumem liderança são:

Habilidade;

Influenciar;

Caráter.        

        O método de Liderança servidora está cada vez mais difundido, todos anseiam ser melhores líderes, segundo a revista Fortune 500 ( que classifica “Empresas mais admiradas dos Estados Unidos”), gigantes de faturamento como Wal-Mart, Nestlé, entre outras, praticam a liderança servidora.

        A liderança servidora, trata-se de um método de liderança baseado em relações e valores, usando meios intelectuais para “mudar do pescoço para cima”, ou seja, o modo de pensar das pessoas, muitos são promovidos a Líder por sua capacidade técnica, com isto, as empresas perdem bons técnicos e ganham lideres ruins.

        Liderança não é gerência, cuidar de processos, planejamento e várias outras coisas é gerência, ou seja, o que fazemos. Enquanto liderança, é o que somos, liderar significa conquistar pessoas, envolvê-las de forma que coloquem o coração, mente, espirito, criatividade e excelência no que fizerem, não gerenciamos pessoas, lideramos pessoas.

        Não é preciso ter um cargo de chefia para ser líder, liderar é influenciar pessoas, seja cônjuge, pai, mãe, treinador, pastor etc. John Maxwell, autor de vários livros sobre liderança, escreveu o seguinte: “Liderança é influência...nada mais, nada menos. ”

        Liderança é uma habilidade que desenvolvemos e aperfeiçoamos, segundo Peter Drucker, um guru da administração, pode haver líderes natos, mas são bem poucos para que possamos depender deles, não podemos atribuir nossa incapacidade de liderar a nossa genética, precisamos nos esforçar para desenvolvê-la, é claro que nem todo mundo conseguirá por exemplo Jogar Futebol como Pelé, mesmo assim podemos jogar futebol de uma forma melhor do que fazemos atualmente, com motivação, treino e disciplina, poderemos melhorar nossas habilidades em qualquer área.

        Um líder servidor não é fraco, ele tem preocupação com a hierarquia e cumpre bem as diretrizes passadas pela gestão, não promove pesquisas para saber o que cada um pensa sobre determinada decisão, e uma vez que a decisão é tomada, é hora de cumpri-la e liderar as pessoas para que possam se tornar mais eficazes realização da missão.

        Diferença de poder e autoridade: 

A maioria da liderança tradicional, vem junto com poder, mas poucos lideres desenvolvem autoridade para acompanhar o poder que lhe foi confiado.
        Poder é a capacidade de obrigar em função de sua posição, os outros a fazerem a sua vontade, mesmo que eles preferissem não fazer (na visão do sociólogo Max Weber: “faça isto se não você vai ver”)
              Autoridade é a habilidade de levar outros a fazer de bom grado a sua vontade ( Na visão de Weber: “Farei isto por você”).
        O poder pode ser dado e tirado, comprado e vendido, mas isto não acontece com a autoridade, ela é a essência da pessoa, está ligada a seu caráter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com